Propostas de diversificação do processo de ensino-aprendizagem aplicadas na Escola Estadual João Adorno Vassão em Juquiá/SP

Autores

  • Cláudia Francisco Alves; Jéssica Maria Nunes de Oliveira; Keyla de Souza Ribeiro; Ema Margarida Gil Barbosa; Ivelton Soares da Silva

Resumo

O presente artigo é a síntese dos projetos desenvolvidos durante os meses de agosto de 2018 e dezembro de 2019, com as turmas de ensino médio da Escola Estadual João Adorno Vassão, na cidade de Juquiá/SP, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o intuito de promover a divulgação da ciência dentro da comunidade oferecendo um histórico e um panorama atual desta situação, promovendo uma discussão dos fatores que causam a desigualdade de gênero dentro da ciência e quais os impactos dessa problemática para a sociedade, trabalhando conceitos de física básica como forma de revisão e auxílio ao docente, interagindo com os alunos através da aplicação de experimentos que possibilitam a observação da teoria demonstrada na prática e suas implicações. No presente artigo foi dada ênfase a dois projetos específicos e de maior abrangência. O projeto foi desenvolvido dentro das recomendações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante o Curso de Licenciatura em Física ofertado no Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Registro (IFSP/RGT). 

Downloads

Publicado

01.09.2021