Ensino de gráficos na EJA de acordo com a proposta do DUA.

Autores

  • Gabriele da Silva Guimarães IFSP - campus de Itaquaquecetuba
  • Priscila Moreira Corrêa Telles IFSP - campus de Jacareí

Palavras-chave:

Desenho Universal para Aprendizagem., Educação de Jovens e Adultos., Matemática.

Resumo

É preciso que sejam realizadas pesquisas que abordem práticas universalistas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que contemplem as caracteristicas, necessidades e potenciais dos seus estudantes e que contextualizem o ensino com a sua realidade. Essas práticas podem ser baseadas nas perspectivas do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), em que é possível atender as especificidades de cada estudante sem esquecer do coletivo, de forma a alcancar a cada um e a todos os estudantes de uma mesma sala de aula. Assim essa pesquisa objetiva apresentar uma possibilidade de trabalho com o ensino de gráficos para os estudantes da EJA de acordo com a proposta do DUA. A pesquisa foi constituída por um estudo de caso com uma turma da EJA (Fase II) de uma rede pública de ensino do interior do Estado de São Paulo. A partir do estágio de observação foi elaborado um plano de aula para essa turma, que posteriormente foi aplicado. Os resultados da pesquisa se relacionaram a contextualização da turma, a descrição das atividades propostas, os objetivos alcançados e não alcançados e as considerações sobre a aula proposta e realizada. Com a realização dessa pesquisa, foi possível explicar assuntos, considerados muito complexos dentro da sala de aula de forma inclusiva por meio da perspectiva do DUA.

Downloads

Publicado

01.07.2024