A educação bancária do mundo digital
Palavras-chave:
Pedagogia freireana, Pedagogia crítica digital, Educação bancária, Projetos Integradores, Novo Ensino Médio, Capitalismo 4.0, Desindustrialização brasileira, General Intellect, Educação bancária digitalResumo
As instituições escolares e seus profissionais que aderiram ao discurso da sociedade do conhecimento tecnologizada e ao projeto do capitalismo 4.0 insistem em querer referenciar os autores, os termos e objetivos da educação libertadora freireana para manter o neoliberalismo e fazer funcionar a pedagogia neoliberal insistindo que a formação humana e profissional via educação bancária digitalizada.
O panorama que se apresenta é o da sociedade do espetáculo que mostra esse mesmo espetáculo como sendo de relações sociais mediadas por imagem (a forma mercadoria) e, por consequência, os indivíduos passam a se relacionar por comparação de grandeza do dinheiro e da riqueza material.
Uma pedagogia que se propuser ser crítica frente ao mundo digital deverá considerar os alunos/educandos das classes populares em seus locais e condições sociais fora do âmbito escolar. A proposta de um novo processo pedagógico não é a de um movimento em sala de aula com as cadeiras dispostas em fileiras - ou das cadeiras em volta como nos círculos de cultura – mas de um processo como um todo de transformação de uma comunidade que abre espaço para uma inversão na relação de poder.