Assuntos relativos a gênero ganharam muita visibilidade nos anos recentes. Mídias, cursos em diversas instituições, agentes políticos do Estado e da sociedade civil estão engajados em discutir as relações entre homens e mulheres no contexto atual, atentos às desigualdades que atravessam essas dinâmicas cotidianas. Nesse sentido, a educação, os espaços e reflexões pertinentes a essa área não ficaram isentos desses debates. A inclusão de estudantes trans, inúmeras dificuldades relacionadas a violências como machismo e homofobia - não somente entre discentes, mas em toda a comunidade escolar - tornaram-se questões rotineiras e visíveis que desafiam os envolvidos nos processos educacionais. É nesse aspecto que ocorre um desencontro que justifica a proposta desse curso livre de extensão. Enquanto há uma demanda crescente por acolhimento de questões relativas a gênero nas escolas, são recorrentes queixas relativas à escassez de repertório e formação para lidar com esses assuntos dada a carência de informações de qualidade nesse âmbito. O que são masculinidades e feminilidades? O que é heteronormatividade? Qual a importância da escola na formação dos estudantes enquanto sujeitos generificados? Como a escola pode se tornar espaço de promoção de direitos humanos a partir da introdução de debates sobre gênero, sexualidade e diferenças? O objetivo desse curso é introduzir debates sobre gênero e sexualidade para educadores, partindo do reconhecimento das questões, do tamanho dos desafios e do desenho das possibilidades.
- Professor: Maisa Cardozo Fidalgo Ramos