Cursos disponíveis

EMENTA:
O componente curricular introduz a vivência ao trabalho de investigação experimental, e aborda as noções sobre a correta representação das grandezas físicas, o tratamento matemático e estatístico elementar dessas grandezas e dos erros inerentes às medidas experimentais, a comunicação e a problematização dos dados obtidos, além da motivação para concepção e realização de experimentos e sua reprodução didática na educação científica. Proporcionará a atuação individual e coletiva na realização de experimentos e elaboração de relatórios de investigação, buscando estimular a curiosidade dos alunos, a partir da proposta de situações-problemas e de desafios práticos e teóricos, assim como conexões da física com outras áreas do conhecimento (a química, por exemplo) e com outros componentes curriculares ministrados concomitantemente como Introdução à Mecânica Clássica e Fundamentos de Matemática. Normas de segurança no laboratório, ética, diversidade e meio ambiente são temas que permeiam as atividades e os debates sobre o trabalho científico e as práticas educacionais durante os encontros dessa disciplina.
O presente curso pretende aproximar o aluno a duas frentes de pensamento: A primeira, que ofereça embasamento teórico para que o estudante olhe quaisquer textos de História através de uma crítica primária e mínima. A segunda, que faça algumas exposições sobre episódios da História da Física afastando a noção de história factual.
Olá alunos.

Bem vindos ao componente curricular Cálculo 1 (CAL1F2)

Horário das Aulas: Sextas-feiras - (19:00hs às 22:40hs)

Horário de Atendimento: Sextas-Feiras (18:00hs às 19:00hs).
Sala C109 ou Sala A109
Apresenta-se no curso de graduação as etapas mais essenciais aos estudantes que conseguiram transformar o projeto de pesquisa em um trabalho de final de curso encaminhado.
Por meio deste curso, pretende-se explorar as nuances do que já foi e do que se pretende seguir pensando a respeito da divulgação científica enquanto instância do ensino de ciências e, em especial, do ensino de Física.
Disciplina voltada para formação básica em língua de sinais incluindo aspectos teóricos, históricos e legais da educação de surdos e estratégias didático-metodológicos pautadas em estrategias visuais de ensino.
A disciplina aborda o tratamento dos problemas da mecânica do contínuo em contraste com a abordagem da mecânica do ponto material, buscando promover a integração teórica e prática do conteúdo de Mecânica dos Sólidos e Fluidos que está presente na engenharia, na medicina, na ecologia e, portanto, muito presente na vida de cada cidadão.
A disciplina pretende abordar aspectos da Organização da Educação Brasileira em uma perspectiva legal, histórica, sociológica, filosófica, mas sobretudo buscando articulações que façam sentido com os debates contemporâneos e com a realidade e curiosidade dos alunos que compõem a turma. A participação dos alunos e alunas será fundamental para a construção e o sucesso dos debates que pretendemos fazer, que em linhas gerais abordará: direito à educação, organização da educação escolar, financiamento da educação, gestão democrática da escola pública, plano nacional da educação, o sentido público da educação e a reforma do ensino médio e bases nacionais comum curriculares. Filmes, debates, fontes iconográficas, músicas, poesias serão bem vindas ao longo da disciplina.
A disciplina buscará conceituar teoricamente os Direitos Humanos, numa reflexão que possa aprofundar uma visão "senso comum" que vem sido difundida pelas mídias sociais e que povoam o imaginário popular sobre o tema. Trataremos ainda de marcos legais e referencial bibliográfico sobre o tema. Buscarei promover associações com a disciplina "Adolescência e questões psicossociais". A participação dos alunos e das alunas é condição de extrema importância para o desenvolvimento da disciplina. Material iconográfico, filmes, documentários, podcast e outros referenciais são bem vindos para o debate na disciplina.
Disciplina voltadada para as práticas pedagógicas, conhecimento legal e teórico acerca das pessoas com deficiência na perspectiva inclusiva.
Nesta disciplina serão abordados tópicos essenciais acerca da língua brasileira de sinais - libras, aspectos teóricos, históricos e filosóficos da educação de surdos e práticas pedagógicas inclusivas.
A disciplina aborda a discussão da política educacional e das características da educação brasileira nas diferentes fases de sua história, analisando o funcionamento do sistema de ensino a fim de propiciar o conhecimento da legislação educacional como expressão das políticas públicas. Estudo da legislação educacional, em especial, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº 9394/96, as diferentes Diretrizes Curriculares Nacionais, o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além do diálogo interdisciplinar e transversal no contexto das relações ético-raciais, educação
ambiental, diversidade como eixos formadores de uma educação democrática.
A disciplina contempla a discussão sobre os marcos históricos da educação em direitos humanos no Brasil, assim como trabalha com conceitos relacionados à etnia, etnicidade e etnocentrismo. Trata, a partir da compreensão da escola como espaço de diversidade, da diversidade de gênero e das desigualdades entre homens e mulheres; da diversidade sexual e das identidades de gênero; da diversidade religiosa. Discute as formas de preconceitos vividas no espaço escolar como a homofobia, sexismo, racismo e intolerância, entendendo a escola como espaço de promoção de cultura de direitos humanos. O componente curricular trata das interrelações ente direitos humanos, educação e meio ambiente e traz discussões e reflexões sobre o ecofeminismo. Relaciona, pela prática como componente curricular, os conhecimentos em direitos humanos na educação com atividades formativas que promovam experiências e reflexões próprias ao exercício da docência.
Link da aula do dia 10/08/2021:
https://youtu.be/Cl0g6ss7umg
INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
CÂMPUS REGISTRO
CURSO: Licenciatura em Pedagogia

História da Educação I
Prof. Flamarion Maués

Programa do curso – 2021.1
Aula 1 – Apresentação da turma. Apresentação da Ementa do curso e do programa de aulas. Explicação sobre a metodologia das aulas e indicações de leitura. Apresentação da bibliografia básica do curso. Texto base para a aula: Não há.
Aula 2 – Atividade especial: Aula Magna com o Prof. Dr. Antônio Joaquim Severino.
Aula 3 – História e História da Educação: antigas e novas concepções da História. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. História e História da Educação. In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 19-31.
Aula 4 – A educação na Antiguidade: comunidades tribais e Antiguidade oriental – O surgimento da escrita. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. Antiguidade oriental: educação tradicionalista. In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 41-55.
Aula 5 – “A educação tem a idade da humanidade”: origens da educação – A educação na Grécia Antiga – os sofistas, Sócrates, Platão. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. Os gregos antigos e a fundação da tradição educativa ocidental. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 27-60.
Aula 6 – Idade Média: o nascimento da escola – O cristianismo – A educação mediada pela fé – A Escolástica. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. O nascimento da escola na Idade Média. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 61-88.
Aula 7 – O livro e seu papel na educação: Gutenberg e o livro impresso – A Era Moderna e o mundo letrado – Transformações na educação com o surgimento do impresso. Texto base para a aula: BOTO, Carlota. O livro impresso: entre a infância e a escola. In: A liturgia escolar na Idade Moderna. Campinas: Papirus, 2017.
Aula 8 – A educação humanista: o Renascimento – Reforma e Contra-Reforma – Novos instrumentos de saber. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. O Renascimento e a educação humanista. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 89-120.
Aula 9 – Século XVII: o nascimento da Pedagogia – O século do método – A questão urbana – Uma nova ordem escolar. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. O século XVII e o problema do método no ensino ou o nascimento da pedagogia. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 121-148.
Aula 10 – Século XVIII: A pedagogia liberal e laica – A educação como política. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. Século das Luzes: o ideal liberal de educação. In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 171-188.
Aula 11 – Século XVIII: Rousseau e a educação liberal – Iluminismo e racionalismo. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. Jean-Jacques Rousseau: o Copérnico da pedagogia. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 149-172.
Aula 12 – Avaliação. Textos base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006; GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.
Aula 13 – A Pedagogia do século XIX – A tradição pedagógica – A educação pública. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. Da pedagogia tradicional à pedagogia nova. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 175-190.
Aula 14 – A Pedagogia do século XIX – A tradição pedagógica – A educação pública. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. Século XIX: A educação nacional. In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 199-218.
Aula 15 – A educação nacional e a educação pública. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. Século XIX: A educação nacional. In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 199-218.
Aula 16 – Século XX: educação para a democracia – Da pedagogia tradicional à pedagogia nova. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. Da pedagogia tradicional à pedagogia nova. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 190-202.
Aula 17 – Século XX: educação para a democracia – Da pedagogia tradicional à pedagogia nova. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. Educação para a democracia. In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 239-292.
Aula 18 – Século XX-XXI: educação e as novas tecnologias. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. Para onde vai a educação? In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 357-369.

Instrumentos e Critérios de Avaliação da Aprendizagem
Os instrumentos de avaliação serão atividades/provas a distância e/ou presenciais (quando do retorno das aulas presenciais), trabalhos coletivos e individuais.
O peso em cada item é respectivamente 60% para atividades a distância e/ou presenciais, 40% para trabalhos coletivos e individuais, totalizando 100% em avaliação da aprendizagem.

Desenvolvimento das aulas
Aula síncrona on-line via Teams e/ou gravada. Envio de material e atividades via Moodle (textos, imagens, vídeos), interação por mensagens eletrônicas (Moodle, Whatsapp etc.), devolução das atividades avaliativas pelos alunos por meio eletrônico.