- Professor: Tales Costa de Freitas
- Professor: Caroline Ines Lisevski
Cursos disponíveis
- Professor: Tales Costa de Freitas
- Professor: Kelly Aparecida Gomes
- Professor: Caroline Ines Lisevski
- Professor: Kenya Aparecida Alves
- Professor: Tales Costa de Freitas
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Orlando Eduardo da Silva Ferri
- Professor: Egidio Costa Filho
- Professor: Kenya Aparecida Alves
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Phamilla Gracielli Sousa Rodrigues
EMENTA:
O componente curricular introduz a vivência ao trabalho de investigação experimental, e aborda as noções sobre a correta representação das grandezas físicas, o tratamento matemático e estatístico elementar dessas grandezas e dos erros inerentes às medidas experimentais, a comunicação e a problematização dos dados obtidos, além da motivação para concepção e realização de experimentos e sua reprodução didática na educação científica. Proporcionará a atuação individual e coletiva na realização de experimentos e elaboração de relatórios de investigação, buscando estimular a curiosidade dos alunos, a partir da proposta de situações-problemas e de desafios práticos e teóricos, assim como conexões da física com outras áreas do conhecimento (a química, por exemplo) e com outros componentes curriculares ministrados concomitantemente como Introdução à Mecânica Clássica e Fundamentos de Matemática. Normas de segurança no laboratório, ética, diversidade e meio ambiente são temas que permeiam as atividades e os debates sobre o trabalho científico e as práticas educacionais durante os encontros dessa disciplina.
O componente curricular introduz a vivência ao trabalho de investigação experimental, e aborda as noções sobre a correta representação das grandezas físicas, o tratamento matemático e estatístico elementar dessas grandezas e dos erros inerentes às medidas experimentais, a comunicação e a problematização dos dados obtidos, além da motivação para concepção e realização de experimentos e sua reprodução didática na educação científica. Proporcionará a atuação individual e coletiva na realização de experimentos e elaboração de relatórios de investigação, buscando estimular a curiosidade dos alunos, a partir da proposta de situações-problemas e de desafios práticos e teóricos, assim como conexões da física com outras áreas do conhecimento (a química, por exemplo) e com outros componentes curriculares ministrados concomitantemente como Introdução à Mecânica Clássica e Fundamentos de Matemática. Normas de segurança no laboratório, ética, diversidade e meio ambiente são temas que permeiam as atividades e os debates sobre o trabalho científico e as práticas educacionais durante os encontros dessa disciplina.
- Professor: Kenya Aparecida Alves
- Professor: Tarcisio Celio da Costa
- Professor: Phamilla Gracielli Sousa Rodrigues
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Rogerio Haruo Watanabe
- Professor: Jefferson Rodrigues de Oliveira
- Professor: Egidio Costa Filho
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Joao Henrique Candido de Moura
- Professor: Natalia Bortolaci
- Professor: Jefferson Rodrigues de Oliveira
- Professor: Ingrid Antunes Carvalho
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
- Professor: Jefferson Rodrigues de Oliveira
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
O presente curso pretende aproximar o aluno a duas frentes de pensamento: A primeira, que ofereça embasamento teórico para que o estudante olhe quaisquer textos de História através de uma crítica primária e mínima. A segunda, que faça algumas exposições sobre episódios da História da Física afastando a noção de história factual.
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Jefferson Rodrigues de Oliveira
- Professor: Egidio Costa Filho
- Professor: Orlando Eduardo da Silva Ferri
- Professor: Ingrid Antunes Carvalho
- Professor: Rodrigo Andrade da Cruz
- Professor: Andre da Rocha Santos
- Professor: Natalia Bortolaci
- Professor: Ofelia Maria Marcondes
- Professor: Jefferson Rodrigues de Oliveira
Olá alunos.
Bem vindos ao componente curricular Cálculo 1 (CAL1F2)
Horário das Aulas: Sextas-feiras - (19:00hs às 22:40hs)
Horário de Atendimento: Sextas-Feiras (18:00hs às 19:00hs).
Sala C109 ou Sala A109
Bem vindos ao componente curricular Cálculo 1 (CAL1F2)
Horário das Aulas: Sextas-feiras - (19:00hs às 22:40hs)
Horário de Atendimento: Sextas-Feiras (18:00hs às 19:00hs).
Sala C109 ou Sala A109
- Professor: Egidio Costa Filho
- Professor: Egidio Costa Filho
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Leandro Peruqui Guidio
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Augusto Monteiro Ozorio
- Professor: Orlando Eduardo da Silva Ferri
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Fabricio Trombini Russo
- Professor: Jefferson Rodrigues de Oliveira
- Professor: Rodolfo Soares Moimaz
- Professor: Tarcisio Celio da Costa
- Professor: Ofelia Maria Marcondes
- Professor: Ingrid Antunes Carvalho
- Professor: Joao Henrique Candido de Moura
Apresenta-se no curso de graduação as etapas mais essenciais aos estudantes que conseguiram transformar o projeto de pesquisa em um trabalho de final de curso encaminhado.
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
- Professor: Tarcisio Celio da Costa
Por meio deste curso, pretende-se explorar as nuances do que já foi e do que se pretende seguir pensando a respeito da divulgação científica enquanto instância do ensino de ciências e, em especial, do ensino de Física.
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
Bem vindos ao curso de Tópicos de História da Física.
Espero que ao estudar Tópicos de História da Física os estudantes sejam proporcionados à fruição de algum conhecimento pertinente ao objeto de estudo dessa área.
Será importante compreender que estudar História da Física não é apenas o estudo de datas e nomes importantes da Física. Isso implicaria tratar contribuições feitas para a Fisica como atos heróicos feitos apenas por privilegiados.
Também será importante proporcionar um acompanhamento de como os conhecimentos consolidados na educação básica em áreas como Física, Química, Biologia, Matemática, Português e (naturalmente) História são importantes para a consolidação de um pensamento amadurecido que os estudantes levarão para estudos posteriores em História da Física e em História da Ciência de modo geral.
Espero que ao estudar Tópicos de História da Física os estudantes sejam proporcionados à fruição de algum conhecimento pertinente ao objeto de estudo dessa área.
Será importante compreender que estudar História da Física não é apenas o estudo de datas e nomes importantes da Física. Isso implicaria tratar contribuições feitas para a Fisica como atos heróicos feitos apenas por privilegiados.
Também será importante proporcionar um acompanhamento de como os conhecimentos consolidados na educação básica em áreas como Física, Química, Biologia, Matemática, Português e (naturalmente) História são importantes para a consolidação de um pensamento amadurecido que os estudantes levarão para estudos posteriores em História da Física e em História da Ciência de modo geral.
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Joao Henrique Candido de Moura
- Professor: Jefferson Rodrigues de Oliveira
- Professor: Clelia Scalon de Medeiros
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Pedro Paulo Freitas de Souza
- Professor: Egidio Costa Filho
- Professor: Orlando Eduardo da Silva Ferri
- Professor: Rodrigo Andrade da Cruz
- Professor: Joao Henrique Candido de Moura
- Professor: Evandro Tortora
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Fabricio Trombini Russo
- Professor: Natalia Bortolaci
- Professor: Selma de Araujo Torres Omuro
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
- Professor: Bruno Ribeiro da Silva Pereira
- Professor: Selma de Araujo Torres Omuro
- Professor: Ofelia Maria Marcondes
ADOLESCÊNCIA E QUESTÕES PSICOSSOCIAIS
[20242.4.RGT.LIC.FIS.2015.1N.SUP.18278 (RGTAQPS) 351812]
[20242.4.RGT.LIC.FIS.2015.1N.SUP.18278 (RGTAQPS) 351812]
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
- Professor: Maisa Cardozo Fidalgo Ramos
- Professor: Milton Silva dos Santos
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Andreia Regina Silva Cabral Liborio
- Professor: Orlando Eduardo da Silva Ferri
[20242.6.RGT.LIC.FIS.2015.1N.SUP.04368 (PD2F6) 351954]
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
- Professor: Fabricio Trombini Russo
- Professor: Maisa Cardozo Fidalgo Ramos
- Professor: Milton Silva dos Santos
- Professor: Tarcisio Celio da Costa
- Professor: Joao Henrique Candido de Moura
- Professor: Fabricio Trombini Russo
- Professor: Rodrigo Andrade da Cruz
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Tarcisio Celio da Costa
[20242.8.RGT.LIC.FIS.2015.1N.SUP.04376 (EDCF8) 351955] INTRODUÇÃO AO ENSINO E Á DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
- Professor: Egidio Costa Filho
- Professor: Paula Larangeira Garcia Martins
- Professor: Tarcisio Celio da Costa
- Professor: Ivelton Soares da Silva
Disciplina voltada para formação básica em língua de sinais incluindo aspectos teóricos, históricos e legais da educação de surdos e estratégias didático-metodológicos pautadas em estrategias visuais de ensino.
- Professor: Gabriel Silva Xavier Nascimento
- Professor: Natalia Bortolaci
A disciplina aborda o tratamento dos problemas da mecânica do contínuo em contraste com a abordagem da mecânica do ponto material, buscando promover a integração teórica e prática do conteúdo de Mecânica dos Sólidos e Fluidos que está presente na engenharia, na medicina, na ecologia e, portanto, muito presente na vida de cada cidadão.
- Professor: Tarcisio Celio da Costa
- Professor: Kelly Aparecida Gomes
A disciplina pretende abordar aspectos da Organização da Educação Brasileira em uma perspectiva legal, histórica, sociológica, filosófica, mas sobretudo buscando articulações que façam sentido com os debates contemporâneos e com a realidade e curiosidade dos alunos que compõem a turma. A participação dos alunos e alunas será fundamental para a construção e o sucesso dos debates que pretendemos fazer, que em linhas gerais abordará: direito à educação, organização da educação escolar, financiamento da educação, gestão democrática da escola pública, plano nacional da educação, o sentido público da educação e a reforma do ensino médio e bases nacionais comum curriculares. Filmes, debates, fontes iconográficas, músicas, poesias serão bem vindas ao longo da disciplina.
- Professor: Natalia Bortolaci
- Professor: Orlando Eduardo da Silva Ferri
- Professor: Egidio Costa Filho
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Augusto Monteiro Ozorio
- Professor: Tarcisio Celio da Costa
- Professor: Kenya Aparecida Alves
- Professor: Phamilla Gracielli Sousa Rodrigues
- Professor: Phamilla Gracielli Sousa Rodrigues
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Ivelton Soares da Silva
A disciplina buscará conceituar teoricamente os Direitos Humanos, numa reflexão que possa aprofundar uma visão "senso comum" que vem sido difundida pelas mídias sociais e que povoam o imaginário popular sobre o tema. Trataremos ainda de marcos legais e referencial bibliográfico sobre o tema. Buscarei promover associações com a disciplina "Adolescência e questões psicossociais". A participação dos alunos e das alunas é condição de extrema importância para o desenvolvimento da disciplina. Material iconográfico, filmes, documentários, podcast e outros referenciais são bem vindos para o debate na disciplina.
- Professor: Natalia Bortolaci
- Professor: Kenya Aparecida Alves
- Professor: Natalia Bortolaci
- Professor: Kenya Aparecida Alves
- Professor: Kelly Aparecida Gomes
- Professor: Kelly Aparecida Gomes
- Professor: Natalia Bortolaci
- Professor: Tarcisio Celio da Costa
Disciplina voltadada para as práticas pedagógicas, conhecimento legal e teórico acerca das pessoas com deficiência na perspectiva inclusiva.
- Professor: Kelly Aparecida Gomes
- Professor: Gabriel Silva Xavier Nascimento
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Kenya Aparecida Alves
- Professor: Tales Costa de Freitas
- Professor: Tales Costa de Freitas
- Professor: Phamilla Gracielli Sousa Rodrigues
- Professor: Orlando Eduardo da Silva Ferri
- Professor: Phamilla Gracielli Sousa Rodrigues
- Professor: Egidio Costa Filho
- Professor: Egidio Costa Filho
Nesta disciplina serão abordados tópicos essenciais acerca da língua brasileira de sinais - libras, aspectos teóricos, históricos e filosóficos da educação de surdos e práticas pedagógicas inclusivas.
- Professor: Gabriel Silva Xavier Nascimento
- Professor: Natalia Bortolaci
- Professor: Paula Larangeira Garcia Martins
- Professor: Kelly Aparecida Gomes
- Professor: Luciane Szatkoski
- Professor: Tales Costa de Freitas
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Kelly Aparecida Gomes
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Luciane Szatkoski
- Professor: Kenya Aparecida Alves
- Professor: Phamilla Gracielli Sousa Rodrigues
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Natalia Bortolaci
- Professor: Tarcisio Celio da Costa
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
A disciplina aborda a discussão da política educacional e das características da educação brasileira nas diferentes fases de sua história, analisando o funcionamento do sistema de ensino a fim de propiciar o conhecimento da legislação educacional como expressão das políticas públicas. Estudo da legislação educacional, em especial, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº 9394/96, as diferentes Diretrizes Curriculares Nacionais, o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além do diálogo interdisciplinar e transversal no contexto das relações ético-raciais, educação
ambiental, diversidade como eixos formadores de uma educação democrática.
ambiental, diversidade como eixos formadores de uma educação democrática.
- Professor: Natalia Bortolaci
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Egidio Costa Filho
- Professor: Egidio Costa Filho
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Augusto Monteiro Ozorio
- Professor: Orlando Eduardo da Silva Ferri
- Professor: Joao Henrique Candido de Moura
- Professor: Luciane Szatkoski
A disciplina contempla a discussão sobre os marcos históricos da educação em direitos humanos no Brasil, assim como trabalha com conceitos relacionados à etnia, etnicidade e etnocentrismo. Trata, a partir da compreensão da escola como espaço de diversidade, da diversidade de gênero e das desigualdades entre homens e mulheres; da diversidade sexual e das identidades de gênero; da diversidade religiosa. Discute as formas de preconceitos vividas no espaço escolar como a homofobia, sexismo, racismo e intolerância, entendendo a escola como espaço de promoção de cultura de direitos humanos. O componente curricular trata das interrelações ente direitos humanos, educação e meio ambiente e traz discussões e reflexões sobre o ecofeminismo. Relaciona, pela prática como componente curricular, os conhecimentos em direitos humanos na educação com atividades formativas que promovam experiências e reflexões próprias ao exercício da docência.
- Professor: Natalia Bortolaci
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Joao Henrique Candido de Moura
- Professor: Luciane Szatkoski
- Professor: Karla da Conceicao Ferreira
- Professor: Joao Henrique Candido de Moura
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Luciane Szatkoski
Link da aula do dia 10/08/2021:
https://youtu.be/Cl0g6ss7umg
https://youtu.be/Cl0g6ss7umg
- Professor: Kenya Aparecida Alves
- Professor: Luciane Szatkoski
- Professor: Tarcisio Celio da Costa
- Professor: Joao Henrique Candido de Moura
- Professor: Egidio Costa Filho
- Professor: Rodrigo Andrade da Cruz
- Professor: Ivelton Soares da Silva
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
- Professor: Orlando Eduardo da Silva Ferri
- Professor: Egidio Costa Filho
- Professor: Kenya Aparecida Alves
- Professor: Gregori de Arruda Moreira
- Professor: Joao Henrique Candido de Moura
- Professor: Fabricio Paraiso Rocha
- Professor: Paula Larangeira Garcia Martins
- Professor: Natalia Bortolaci