Cursos disponíveis

EMENTA:
O componente curricular introduz a vivência ao trabalho de investigação experimental, e aborda as noções sobre a correta representação das grandezas físicas, o tratamento matemático e estatístico elementar dessas grandezas e dos erros inerentes às medidas experimentais, a comunicação e a problematização dos dados obtidos, além da motivação para concepção e realização de experimentos e sua reprodução didática na educação científica. Proporcionará a atuação individual e coletiva na realização de experimentos e elaboração de relatórios de investigação, buscando estimular a curiosidade dos alunos, a partir da proposta de situações-problemas e de desafios práticos e teóricos, assim como conexões da física com outras áreas do conhecimento (a química, por exemplo) e com outros componentes curriculares ministrados concomitantemente como Introdução à Mecânica Clássica e Fundamentos de Matemática. Normas de segurança no laboratório, ética, diversidade e meio ambiente são temas que permeiam as atividades e os debates sobre o trabalho científico e as práticas educacionais durante os encontros dessa disciplina.
O presente curso pretende aproximar o aluno a duas frentes de pensamento: A primeira, que ofereça embasamento teórico para que o estudante olhe quaisquer textos de História através de uma crítica primária e mínima. A segunda, que faça algumas exposições sobre episódios da História da Física afastando a noção de história factual.
Olá alunos.

Bem vindos ao componente curricular Cálculo 1 (CAL1F2)

Horário das Aulas: Sextas-feiras - (19:00hs às 22:40hs)

Horário de Atendimento: Sextas-Feiras (18:00hs às 19:00hs).
Sala C109 ou Sala A109
Apresenta-se no curso de graduação as etapas mais essenciais aos estudantes que conseguiram transformar o projeto de pesquisa em um trabalho de final de curso encaminhado.
Por meio deste curso, pretende-se explorar as nuances do que já foi e do que se pretende seguir pensando a respeito da divulgação científica enquanto instância do ensino de ciências e, em especial, do ensino de Física.
Bem vindos ao curso de Tópicos de História da Física.

Espero que ao estudar Tópicos de História da Física os estudantes sejam proporcionados à fruição de algum conhecimento pertinente ao objeto de estudo dessa área.

Será importante compreender que estudar História da Física não é apenas o estudo de datas e nomes importantes da Física. Isso implicaria tratar contribuições feitas para a Fisica como atos heróicos feitos apenas por privilegiados.

Também será importante proporcionar um acompanhamento de como os conhecimentos consolidados na educação básica em áreas como Física, Química, Biologia, Matemática, Português e (naturalmente) História são importantes para a consolidação de um pensamento amadurecido que os estudantes levarão para estudos posteriores em História da Física e em História da Ciência de modo geral.
ADOLESCÊNCIA E QUESTÕES PSICOSSOCIAIS
[20242.4.RGT.LIC.FIS.2015.1N.SUP.18278 (RGTAQPS) 351812]

[20242.6.RGT.LIC.FIS.2015.1N.SUP.04368 (PD2F6) 351954]
[20242.8.RGT.LIC.FIS.2015.1N.SUP.04376 (EDCF8) 351955] INTRODUÇÃO AO ENSINO E Á DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA
Disciplina voltada para formação básica em língua de sinais incluindo aspectos teóricos, históricos e legais da educação de surdos e estratégias didático-metodológicos pautadas em estrategias visuais de ensino.
A disciplina aborda o tratamento dos problemas da mecânica do contínuo em contraste com a abordagem da mecânica do ponto material, buscando promover a integração teórica e prática do conteúdo de Mecânica dos Sólidos e Fluidos que está presente na engenharia, na medicina, na ecologia e, portanto, muito presente na vida de cada cidadão.
A disciplina pretende abordar aspectos da Organização da Educação Brasileira em uma perspectiva legal, histórica, sociológica, filosófica, mas sobretudo buscando articulações que façam sentido com os debates contemporâneos e com a realidade e curiosidade dos alunos que compõem a turma. A participação dos alunos e alunas será fundamental para a construção e o sucesso dos debates que pretendemos fazer, que em linhas gerais abordará: direito à educação, organização da educação escolar, financiamento da educação, gestão democrática da escola pública, plano nacional da educação, o sentido público da educação e a reforma do ensino médio e bases nacionais comum curriculares. Filmes, debates, fontes iconográficas, músicas, poesias serão bem vindas ao longo da disciplina.
A disciplina buscará conceituar teoricamente os Direitos Humanos, numa reflexão que possa aprofundar uma visão "senso comum" que vem sido difundida pelas mídias sociais e que povoam o imaginário popular sobre o tema. Trataremos ainda de marcos legais e referencial bibliográfico sobre o tema. Buscarei promover associações com a disciplina "Adolescência e questões psicossociais". A participação dos alunos e das alunas é condição de extrema importância para o desenvolvimento da disciplina. Material iconográfico, filmes, documentários, podcast e outros referenciais são bem vindos para o debate na disciplina.
Disciplina voltadada para as práticas pedagógicas, conhecimento legal e teórico acerca das pessoas com deficiência na perspectiva inclusiva.
Nesta disciplina serão abordados tópicos essenciais acerca da língua brasileira de sinais - libras, aspectos teóricos, históricos e filosóficos da educação de surdos e práticas pedagógicas inclusivas.
A disciplina aborda a discussão da política educacional e das características da educação brasileira nas diferentes fases de sua história, analisando o funcionamento do sistema de ensino a fim de propiciar o conhecimento da legislação educacional como expressão das políticas públicas. Estudo da legislação educacional, em especial, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei nº 9394/96, as diferentes Diretrizes Curriculares Nacionais, o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além do diálogo interdisciplinar e transversal no contexto das relações ético-raciais, educação
ambiental, diversidade como eixos formadores de uma educação democrática.
A disciplina contempla a discussão sobre os marcos históricos da educação em direitos humanos no Brasil, assim como trabalha com conceitos relacionados à etnia, etnicidade e etnocentrismo. Trata, a partir da compreensão da escola como espaço de diversidade, da diversidade de gênero e das desigualdades entre homens e mulheres; da diversidade sexual e das identidades de gênero; da diversidade religiosa. Discute as formas de preconceitos vividas no espaço escolar como a homofobia, sexismo, racismo e intolerância, entendendo a escola como espaço de promoção de cultura de direitos humanos. O componente curricular trata das interrelações ente direitos humanos, educação e meio ambiente e traz discussões e reflexões sobre o ecofeminismo. Relaciona, pela prática como componente curricular, os conhecimentos em direitos humanos na educação com atividades formativas que promovam experiências e reflexões próprias ao exercício da docência.
Link da aula do dia 10/08/2021:
https://youtu.be/Cl0g6ss7umg