INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
CÂMPUS REGISTRO
CURSO: Licenciatura em Pedagogia

História da Educação I
Prof. Flamarion Maués

Programa do curso – 2021.1
Aula 1 – Apresentação da turma. Apresentação da Ementa do curso e do programa de aulas. Explicação sobre a metodologia das aulas e indicações de leitura. Apresentação da bibliografia básica do curso. Texto base para a aula: Não há.
Aula 2 – Atividade especial: Aula Magna com o Prof. Dr. Antônio Joaquim Severino.
Aula 3 – História e História da Educação: antigas e novas concepções da História. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. História e História da Educação. In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 19-31.
Aula 4 – A educação na Antiguidade: comunidades tribais e Antiguidade oriental – O surgimento da escrita. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. Antiguidade oriental: educação tradicionalista. In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 41-55.
Aula 5 – “A educação tem a idade da humanidade”: origens da educação – A educação na Grécia Antiga – os sofistas, Sócrates, Platão. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. Os gregos antigos e a fundação da tradição educativa ocidental. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 27-60.
Aula 6 – Idade Média: o nascimento da escola – O cristianismo – A educação mediada pela fé – A Escolástica. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. O nascimento da escola na Idade Média. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 61-88.
Aula 7 – O livro e seu papel na educação: Gutenberg e o livro impresso – A Era Moderna e o mundo letrado – Transformações na educação com o surgimento do impresso. Texto base para a aula: BOTO, Carlota. O livro impresso: entre a infância e a escola. In: A liturgia escolar na Idade Moderna. Campinas: Papirus, 2017.
Aula 8 – A educação humanista: o Renascimento – Reforma e Contra-Reforma – Novos instrumentos de saber. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. O Renascimento e a educação humanista. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 89-120.
Aula 9 – Século XVII: o nascimento da Pedagogia – O século do método – A questão urbana – Uma nova ordem escolar. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. O século XVII e o problema do método no ensino ou o nascimento da pedagogia. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 121-148.
Aula 10 – Século XVIII: A pedagogia liberal e laica – A educação como política. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. Século das Luzes: o ideal liberal de educação. In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 171-188.
Aula 11 – Século XVIII: Rousseau e a educação liberal – Iluminismo e racionalismo. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. Jean-Jacques Rousseau: o Copérnico da pedagogia. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 149-172.
Aula 12 – Avaliação. Textos base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006; GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.
Aula 13 – A Pedagogia do século XIX – A tradição pedagógica – A educação pública. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. Da pedagogia tradicional à pedagogia nova. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 175-190.
Aula 14 – A Pedagogia do século XIX – A tradição pedagógica – A educação pública. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. Século XIX: A educação nacional. In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 199-218.
Aula 15 – A educação nacional e a educação pública. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. Século XIX: A educação nacional. In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 199-218.
Aula 16 – Século XX: educação para a democracia – Da pedagogia tradicional à pedagogia nova. Texto base para a aula: GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. Da pedagogia tradicional à pedagogia nova. In: A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010, p. 190-202.
Aula 17 – Século XX: educação para a democracia – Da pedagogia tradicional à pedagogia nova. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. Educação para a democracia. In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 239-292.
Aula 18 – Século XX-XXI: educação e as novas tecnologias. Texto base para a aula: ARANHA, Maria Lúcia. Para onde vai a educação? In: História da Educação. São Paulo: Moderna, 2006, p. 357-369.

Instrumentos e Critérios de Avaliação da Aprendizagem
Os instrumentos de avaliação serão atividades/provas a distância e/ou presenciais (quando do retorno das aulas presenciais), trabalhos coletivos e individuais.
O peso em cada item é respectivamente 60% para atividades a distância e/ou presenciais, 40% para trabalhos coletivos e individuais, totalizando 100% em avaliação da aprendizagem.

Desenvolvimento das aulas
Aula síncrona on-line via Teams e/ou gravada. Envio de material e atividades via Moodle (textos, imagens, vídeos), interação por mensagens eletrônicas (Moodle, Whatsapp etc.), devolução das atividades avaliativas pelos alunos por meio eletrônico.