Ao pensar em adolescência, precisamos entender que em nossa realidade brasileira, ela é múltipla. Não existe apenas um jeito de ser ou sentir a adolescência. Esse período da vida está diretamente afetado por aspectos sociais que constituem a subjetividade de cada adolescentes. Aos futuros professores do Ensino Médio, refletir sobre as dimensões da adolescência, pode fornecer material importante para olhar seus alunos em uma dimensão mais humana, compreensiva, empática e profissional! É para isso que estaremos juntos nesse curso, nessa retomada do semestre.
Curso de Mecânica Analítica para a turma de Licenciatura em Física do IFSP - Campus Registro
A disciplina aborda à análise da prática docente com ênfase na aula de Física contextualizada à
escola de Educação Básica como instituição educacional organizada a partir de suas funções sociais, contextualizando os conteúdos trabalhados em Didática, História e Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, com o ensino de Física, ampliando o debate temáticas contemporâneas relacionadas no que diz respeito à educação e direitos humanos, meio ambiente e sustentabilidade, igualdade de gênero, inclusão social (deficientes, negros, indígenas, etc.). Discute sobre as múltiplas possibilidades de narrativas da prática docente e a contribuição da pesquisa educacional para a prática docente, articulando continuamente teoria e prática.