A disciplina aborda o tratamento dos problemas da mecânica do contínuo em contraste com a abordagem da mecânica do ponto material, buscando promover a integração teórica e prática do conteúdo de Mecânica dos Sólidos e Fluidos que está presente na engenharia, na medicina, na ecologia e, portanto, muito presente na vida de cada cidadão.
A disciplina pretende abordar aspectos da Organização da Educação Brasileira em uma perspectiva legal, histórica, sociológica, filosófica, mas sobretudo buscando articulações que façam sentido com os debates contemporâneos e com a realidade e curiosidade dos alunos que compõem a turma. A participação dos alunos e alunas será fundamental para a construção e o sucesso dos debates que pretendemos fazer, que em linhas gerais abordará: direito à educação, organização da educação escolar, financiamento da educação, gestão democrática da escola pública, plano nacional da educação, o sentido público da educação e a reforma do ensino médio e bases nacionais comum curriculares. Filmes, debates, fontes iconográficas, músicas, poesias serão bem vindas ao longo da disciplina.