Sobre o curso
O curso de Licenciatura em Pedagogia visa formar profissionais para atuar no exercício da docência: na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas diferentes modalidades educacionais, na gestão escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, em uma perspectiva investigativa, inovadora, inclusiva e democrática.
O egresso do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFSP - Câmpus Registro atua na docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas diferentes modalidades educacionais, a partir de uma abordagem crítico-reflexiva que reconhece a diversidade, promove a inclusão e constrói relações de cooperação entre a escola, a família e a comunidade. Atua na gestão escolar em uma perspectiva democrática, desenvolvendo trabalho coletivo e estabelecendo diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, valorizando os saberes docentes e contribuindo com o desenvolvimento profissional de todos.
O licenciado em Pedagogia reconhece os fundamentos da alfabetização e do letramento, relacionando os processos de aprendizagem e as múltiplas linguagens para a compreensão da realidade. Ensina de forma interdisciplinar levando em consideração as fases do desenvolvimento humano, além de produzir e difundir conhecimento científico e tecnológico no campo educacional. Estuda e aplica criticamente as legislações educacionais e políticas públicas, contribuindo com a melhora da educação brasileira em diferentes espaços escolares, formais e não formais.
O egresso do Curso de Licenciatura em Pedagogia está apto a:
- exercer a docência na Educação Infantil, contribuindo para o desenvolvimento pleno dos aspectos sociais, afetivos e cognitivos de crianças de zero a cinco anos;
- atuar na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em todas as modalidades educacionais;
- atuar na gestão escolar, sendo capaz de construir e valorizar os saberes docentes, de forma a contribuir com o desenvolvimento profissional de todos e a melhoria da qualidade educativa, em uma perspectiva democrática, crítica e inovadora, concebendo a educação para a transformação social;
- relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
- ensinar todos os componentes curriculares de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
- promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, orientação sexual;
- desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
- implementar a produção e difundir o conhecimento científico e tecnológico do campo educacional;
- estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes;
- participar da gestão das instituições em que atuem quer como estudante, quer como profissional, contribuindo para a análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação, bem como no acompanhamento de projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.
Projeto Pedagógico de Curso - PPC
Coordenação de curso
Coordenadora do curso | |
Profª Drª Ofélia Maria Marcondes |
Plano de Gestão_Coordenação Licenciatura Pedagogia_Ofélia_2020-2022
Plano de Gestão_Coordenação Licenciatura Pedagogia - João 2022
Plano de Gestão_Coordenação Licenciatura Pedagogia - Ofélia 2024-2026
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - ATPA
As Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA) são de caráter obrigatório e têm a finalidade de enriquecer o processo de aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social do cidadão e permitindo, no âmbito do currículo, o aperfeiçoamento profissional, o que agregará valor ao currículo do estudante.
A inserção das horas de ATPA será realizada pelo estudante diretamente no sistema SUAP, respeitando a tabela de equivalência de horas e o aceite da atividade pelo Coordenador do Curso. Este fará o acompanhamento das ATPA, validando as atividades propostas e as horas atribuídas para cada evento, a partir dos comprovantes apresentados pelo estudante. É de inteira responsabilidade do estudante o controle e a totalização das horas de ATPA para fins de cumprimento da carga horária exigida para a colação de grau.
As ATPA não podem estar relacionadas a atividades sabidamente desenvolvidas no âmbito de outras obrigações curriculares, por exemplo, trabalhos exigidos como processo de ensino aprendizagem e avaliativo em disciplinas, estágio supervisionado obrigatório, TCC, etc.
Algumas atividades válidas como ATPA, as correspondentes cargas horárias máximas por evento e máxima por tipo de atividade e os documentos necessários para comprovação da participação do estudante no evento, para fins de equivalência das horas e cômputo da carga horária total cumprida para fins de colação de grau, são apresentadas na tabela de equivalência em anexo.
Estágio Curricular Supervisionado
O Estágio na Licenciatura em Pedagogia é uma atividade obrigatória sendo considerado o ato educativo supervisionado envolvendo diferentes atividades desenvolvidas em espaços educacionais, visando à preparação para o trabalho docente e/ou como pedagogo em espaços escolares e não-escolares.
O Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Registro tem como principais objetivos:
- desenvolver a concepção de educação como formação humana e promover práticas educativas compatíveis com os princípios da sociedade democrática: difundir e aprimorar valores éticos, o respeito e estímulo à diversidade cultural e a educação para o pensamento crítico;
- incentivar a compreensão da inserção da escola na realidade social e cultural contemporânea e das práticas de gestão do processo educativo voltadas à formação e à consolidação da cidadania;
- promover o domínio de conteúdos específicos da Pedagogia, da sua articulação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, tendo em vista a natureza histórica e social da construção do conhecimento e sua relevância para a compreensão do mundo contemporâneo;
- promover a condução da atividade docente a partir do domínio de conteúdos pedagógicos aplicados à área de atuação do pedagogo, da sua articulação com temáticas afins e do acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
- desenvolver a capacidade de reflexão sobre a própria prática, a fim de desenvolver o aprimoramento profissional e o domínio dos processos de investigação necessários ao aperfeiçoamento da prática pedagógica;
- realizar diagnósticos para embasar o planejamentos de projetos pedagógicos visando a intervenção na realidade observada e transformação na comunidade local.
O Estágio Curricular Supervisionado é realizado de forma individual e está integrado ao curso de forma a permitir ao licenciando o contato com diferentes níveis de ensino e suas possíveis realidades de trabalho.
A organização do Estágio Curricular Supervisionado possibilita ao estagiário uma reflexão ampla e plural da atuação do pedagogo, considerando os níveis de ensino em que o licenciado em Pedagogia poderá atuar, além da gestão educacional e o trabalho em espaços não-escolares.
Nesse contexto, propõe-se o desenvolvimento do Estágio em dois ciclos de 200 horas cada com início no 5º semestre:
Em cada ciclo, o Estágio promoverá a articulação entre o campo do estágio indicado (Educação Infantil e Ensino Fundamental no ciclo 1 e no 2; Gestão Educacional; Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, hospitais, empresas, Educação Profissional, ONG, ou quaisquer instituições onde seja necessário o trabalho do pedagogo no ciclo 2), as ações previstas em cada ciclo (observação, regência e projetos de intervenção) e os componentes curriculares articuladores, os quais serão responsáveis por promover a convergência entre as ações previstas no Estágio e os conhecimentos construídos em cada componente curricular articulador e dos demais componentes curriculares do curso.
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
No curso de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Registro o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC configura-se como atividade acadêmica de caráter obrigatório, individual e válida como instrumento de avaliação para a integralização do curso com carga horária de 100 horas direcionada ao trabalho do estudante, estudos, registros, sistematização e pesquisa de campo.
Os objetivos do TCC são:
- consolidar os conhecimentos (re)construídos ao longo do curso em um trabalho de pesquisa ou projeto;
- possibilitar o desenvolvimento de experiências de prática da investigação científica;
- possibilitar, ao estudante, o aprofundamento e a articulação entre teoria e prática;
- desenvolver a capacidade de síntese das vivências de aprendizado;
- oferecer condições para a construção de um trabalho interdisciplinar, crítico e que promova a autonomia de ação e de pensamento;
- promover o diálogo dos estudantes de graduação com os grupos de pesquisa do Câmpus Registro, fortalecendo os vínculos entre ensino e pesquisa.
O tema do TCC deve estar relacionado com a educação em diálogo com áreas afins, objetivando uma contribuição para a reflexão teórica, para a análise e o desenvolvimento de práticas, metodologias e intervenções, tanto na educação formal e como na não-formal e informal. É a oportunidade para o entrelaçamento e consolidação dos conhecimentos e conteúdos desenvolvidos ao longo do curso e as atividades de estágio, de pesquisa e de extensão.
Deverá ser apresentado sob a forma de monografia acadêmica e as atividades desenvolvidas como TCC serão comprovadas por meio de relatórios parciais entregues ao orientador, relatório para o Exame de Qualificação a ser apresentado para uma banca de examinadores e com a entrega final da monografia à Coordenação de Curso em mídia digital.
Os temas são escolhidos pelos estudantes desde que em consonância com a proposta do curso e com os recursos disponíveis, sendo construídos com base nas afinidades teórico-metodológica dos estudantes e seus respectivos professores-orientadores. Cada projeto contará obrigatoriamente com um orientador, docente do IFSP Câmpus Registro (que atue no curso) e, se necessário, um co-orientador, também docente do IFSP Câmpus Registro (não necessariamente atuando no curso).
Espera-se que o TCC seja instrumento para a divulgação de dados e de resultados de pesquisa obtidos, analisados e registrados e torne-se fonte de pesquisa a outros pesquisadores, bem como mais um veículo para a divulgação científica e avanço da teoria pedagógica brasileira.
Manual TCC_2024-2025_Pedagogia | |
DOC | 2023_Template - TCC_Manual |
Projetos de Pesquisa
Projeto Oficinas: Educação de Jovens e Adultos
Projeto: Educação e epistemologia decolonial (PIBIFSP/2021)
Resumo:
Este trabalho de pesquisa insere-se no âmbito do grupo de pesquisa Mandacaru: educação e filosofia que tem como pressuposto a investigação e a discussão dos fundamentos filosóficos da educação seja do ponto de vista epistemológico, ético, político ou estético, além das questões mais atinentes à educação como currículo, avaliação, estruturação da escola, políticas educacionais. Objetiva fazer uma crítica à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir das categorias presentes no pensamento decolonial, corrente filosófica que vem crescendo na América Latina nos últimos anos, em especial no que se refere à interculturalidade e às relações étnico-raciais. Além de análise teórico-bibliográfica acerca do pensamento e da pedagogia decolonial, a investigação busca a compreensão crítica da BNCC.
Orientadora: Profª Drª Ofélia Maria Marcondes
Aluna bolsista: Débora Cássia Rocha da Costa
Projeto 1 (PIVICT/2021): Feminismo e pensamento decolonial: outros olhares
RESUMO
Este trabalho de pesquisa insere-se no âmbito do grupo de pesquisa Mandacaru: educação e filosofia que tem como pressuposto a investigação e a discussão dos fundamentos filosóficos da educação seja do ponto de vista epistemológico, ético, político ou estético, além das questões mais atinentes à educação como currículo, avaliação, estruturação da escola, políticas educacionais. O tema a ser investigado nesta pesquisa é complementar ao projeto já aprovado “Educação e epistemologia decolonial”, que conta com uma aluna bolsista. Objetiva investigar os fundamentos do feminismo no Brasil a partir das categorias presentes no pensamento decolonial, corrente filosófica que vem crescendo na América Latina nos últimos anos, em especial no que se refere à interseccionalidade. Além de análise teórico-bibliográfica acerca do pensamento feminista, a investigação busca a compreensão crítica da chamada virada epistemológica decolonial e suas categorias presentes no pensamento feminista.
Orientadora: Profª Drª Ofélia Maria Marcondes
Aluna: Jessica Lemos Fernandes
Projeto 2 (PIVICT/2021): Decolonialidade e educação antirracista
RESUMO
Este trabalho de pesquisa é complementar ao projeto já aprovado “Educação e epistemologia decolonial” e ao projeto “Feminismo e pensamento decolonial: outros olhares” que está em processo de avaliação. Todos esses projetos estão no âmbito do grupo de pesquisa Mandacaru: educação e filosofia que tem como pressuposto a investigação e a discussão dos fundamentos filosóficos da educação seja do ponto de vista epistemológico, ético, político ou estético, além das questões mais atinentes à educação como currículo, avaliação, estruturação da escola, políticas educacionais. Objetivamos analisar as recentes publicações sobre racismo e educação a partir das categorias presentes no pensamento decolonial, corrente filosófica que vem crescendo na América Latina nos últimos anos, em especial no que se refere a pensamento decolonial e educação antirracista. Além de análise teórico-bibliográfica acerca do racismo na educação, a investigação busca a compreensão crítica da chamada virada epistemológica decolonial e suas categorias.
Orientadora: Profª Drª Ofélia Maria Marcondes
Aluna: Esthéfany Cecília Pereira Monteiro
Projetos de Extensão
A alfabetização constitui-se num processo contínuo de
reflexão, e do esforço de compreender o funcionamento da linguagem escrita. A sondagem é um meio de o/a professor/a identificar, e compreender as hipóteses de escrita do/a aluno/a, ou seja, de saber o que aprenderam e quais são suas conceituações sobre a linguagem escrita. Propor situações que possibilitem ao/a educando/a conflitos cognitivos concernente à escrita; que favoreçam a reflexão sobre o sistema de escrita e seu sistema de representação, torna-se fundamental. O/A professor/a desempenha, portanto, um papel de mediador que é imprescindível na aquisição da linguagem escrita do/a educando/a, isto é, deve considerar as suas conceituações de escrita e suas tentativas de escrever. Sendo assim, contribui-se para que a criança avance nas suas conceituações, e aproprie-se de novos conhecimentos referentes à escrita. É preciso ainda, estimular, um repertório de conhecimento, propondo as atividades pedagógicas gratuitamente à sociedade como um todo. Deste modo, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento da lecto-escrita por meio de oficinas (Alfabetização leitura e escrita e Alfabetização matemática) a serem desenvolvidas com um grupo de pessoas interessadas da comunidade externa do Bairro Agrochá, propiciando a dialogicidade e a aproximação com a comunidade externa, conforme preconiza os princípios da extensão e, bem como colaborar em atividades extensionistas planejadas no laboratório de práticas pedagógicas e brinquedoteca, estimulando continuamente e propiciando o protagonismo discente, desde a concepção do projeto até a execução. Curso Licenciatura em Pedagogia
Orientadora: Profa. Dra. Andréia Regina Silva Cabral Libório
Bolsista: Yasmin Ribeiro de Castro Batista
Voluntária: Maisa Rita Silva de Moraes
Inscrições para Participação no Projeto de Extensão Alecrim - Alfabetização: Para Além dos Muros da Escola de 09/09/2024 até 13/09/2024
Por meio do link: https://forms.gle/
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: andreia_rsc20@ifsp.edu.br
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Colegiado de curso
O Colegiado de Curso é um órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, sendo regulado pela Instrução Normativa PRE/IFSP Nº 14, de 18 de março de 2022, que dispõe sobre o Colegiado de Curso.
É composto pelo Coordenador do Curso (presidente do Colegiado), 30% dos docentes do curso (no mínimo), 20% dos discentes (no mínimo um), 10% dos técnicos em assuntos educacionais ou pedagogos.
O Colegiado de Curso é responsável por:
- Conduzir e aprovar em primeira instância os trabalhos de reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso – PPC;
- Emitir parecer, quando solicitado, sobre: aproveitamento de estudos, aceleração de estudos, transferências e adaptações;
- Estabelecer critérios para preenchimento de vagas remanescentes ociosas;
- Elaborar e aprovar o Regulamento de Atividades Complementares;
- Analisar e dar parecer de solicitações referentes à avaliação de atividades executadas pelos alunos e não previstas no Regulamento de Atividades Complementares;
- Estabelecer critérios e procedimentos de acompanhamento e avaliação do curso;
- Colaborar no processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento do curso;
- Avaliar as propostas de projetos e convênios encaminhados pela coordenação do curso;
- Apontar as necessidades de alocação de recursos materiais, humanos, bem como capacitação destinada ao aprimoramento do curso;
- Avaliar a solicitação de dispensa de alunos-monitores, mediante proposta do seu Coordenador, a ser submetida ao órgão responsável;
- Deliberar em primeira instancia sobre os pedidos de prorrogação de prazo para conclusão de curso.
Port_0118-2024_Colegiado do curso de pedagogia |
Port_0052-2023_Colegiado de curso de licenciatura em pedagogia |
Port_117-2024_Colegiado do curso de pedagogia |
Port_0085-2021_Colegiado pedagogia |
Núcleo Docente Estruturante - NDE
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo e de assessoramento constituído por um grupo de docentes com atribuições acadêmicas de acompanhamento, que devem atuar no processo de concepção, consolidação e contínua avaliação e atualização do Projeto Pedagógico do Curso - PPC.
O NDE é responsável por:
- Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
- Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
- Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão;
- Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação;
- Encaminhar as propostas de curso e sua alteração à Direção Geral do câmpus, que as enviará para a Pró-reitoria de Ensino.
O NDE da Licenciatura em Pedagogia foi constituído em 2019 para a construção do Projeto Pedagógico de Curso – PPC. Abaixo, encontram-se as portarias do NDE e suas alterações
Organização Didática - Cursos Superiores
A Organização Didática está organizado de acordo com o percurso realizado pelo estudante, sendo didático e prático para localização dos assuntos. Para isso, tópicos foram separados por tipo de curso, trazendo as seguintes informações:
- Possibilidade de ingresso de estudante especial;
- Permissão de reingresso, após o cancelamento de matrícula;
- Alteração de prazo para justificativa de atraso na rematrícula passa ser de 20 dias;
- Possibilidade de Intercâmbio para os estudantes do IFSP e de outras instituições;
- O abono de faltas somente será possível nos casos previstos em lei e em caso de falecimento de parentes em primeiro grau do estudante;
- O Regime de Exercícios Domiciliares não terá período mínimo de dias para solicitação, pois funcionará como compensação de ausência;
- Será possível a solicitação de aproveitamento de estudos para componentes curriculares cursados, como aluno especial, com aprovação no mesmo nível de ensino;
- As dependências poderão ser cursadas em outros câmpus do IFSP, sendo aproveitadas no câmpus de origem do estudante;
- A nota final não ficará mais restrita à fração de cinco décimos (0,5);
- No processo de revisão de procedimentos avaliativos, o professor terá a oportunidade de se manifestar antes da banca revisora, para correção de eventual equívoco;
- O prazo de integralização do curso permanece o dobro dos semestres/anos previstos para conclusão, podendo ser concedido um ou dois semestres de tempo adicional, conforme análise;
- Inserido Capítulo de Solenidade de Colação de Grau;
- Incluídas disposições sobre os cursos na modalidade EAD, em relação ao aproveitamento de estudos, avaliação, frequência, calendário e estrutura curricular;
- Definiu-se o ciclo de matrícula – período escolar em que o estudante é considerado matriculado.
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