Dentre as suas atribuições, assessora a direção geral do Câmpus nos assuntos relacionados ao planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação da administração orçamentária, financeira, patrimonial e gestão de pessoas, para o cumprimento das ações propostas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Assessorar ao cumprimento das ações propostas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), atuando de maneira conjunta às coordenações do Câmpus para o cumprimento das ações; pautar-se nos princípios legais e nos documentos normativos para o cumprimento dos percentuais entre as modalidades de ensino, conforme previsto em lei;
Colaborar no levantamento necessário, realizar análises e consolidar propostas para integrar o PDI do Câmpus;
Assessorar a Diretoria Geral em assuntos relacionados ao planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação da administração orçamentária, financeira, patrimonial e Gestão de Pessoas;
Gerenciar as atividades relacionadas ao planejamento orçamentário do Câmpus;
Subsidiar a Diretoria Geral com informações referentes à previsão e ao consumo realizado de todos os recursos disponíveis;
Elaborar propostas de melhorias da infraestrutura, participar dos processos para as licitações e acompanhar a execução dos contratos;
Propor à Direção Geral elaboração ou alteração de normas e procedimentos administrativos para organização das rotinas de trabalho e a padronizaçãode serviços;
Elaborar relatórios dos serviços e atividades desenvolvidas sob sua responsabilidade;
Realizar estudos e propor medidas para o aprimoramento dos métodos e técnicas de trabalho;
Acompanhar a execução das ações dos Planos Plurianuais (PPAs) do Governo Federal, através do sistema SIMEC, módulo PPA;
Manter as certidões do Câmpus em situação regular e responsabilizar-se pelas providências necessárias para regularização junto aos órgãos competentes quando vencidas;
Responsabilizar-se formalmente (Termo de Responsabilidade) pelos bens patrimoniais pertencentes ou em uso nos ambientes da Diretoria Adjunta Administrativa - GAD;
Gerenciar as Coordenadorias subordinadas;
Acompanhar os créditos adicionais por meio dos sistemas governamentais.
Controlar os planos de trabalhos referentes às descentralizações de crédito e aos convênios, no que tange à parte orçamentária.
Organizar o processo de tomada de contas do Ordenador de Despesa, na forma da legislação pertinente.
Auxiliar a Direção do Campus na prestação de informações aos órgãos de auditoria internos e externos.
Organizar o processo de prestação de contas dos convênios firmados com outras entidades
Responsabilizar-se pelas atividades relacionadas à Conformidade de Gestão.
Avaliar o atendimento por parte da Unidade Gestora - UG, relativo aos procedimentos de concessão e prestação de contas de “Suprimento de Fundos”.
Acompanhar a alocação e utilização das dotações orçamentárias destinadas à Unidade Gestora – UG.
Cadastrar o Rol de Responsáveis no SIAFI (Natureza de Responsabilidade: 001, 100, 132, 918, 920, 103, 110, 138, 207, 301, 306, 394 e 326).
Efetuar o acompanhamento orçamentário do Campus, propondo reformulações para adequação às necessidades.
Subsidiar as Coordenadorias subordinadas a Diretoria Adjunta na tomada de decisões.
Promover ações voltadas a sustentabilidade e ao desenvolvimento regional.