
Fabio de Azevedo Pereira
Dentre as suas atribuições, controla o movimento e o saldo dos recursos orçamentários, por meio de análise de planilhas de custos executados, administrando o orçamentário do Câmpus, com propositora de reformulações para adequação às necessidades da unidade.
E-mail: rafaelvilar@ifsp.edu.br
Telefone: (13) 3828-2039 Bloco A – Sala 117
Atribuições
- Acompanhar as prestações de contas dos responsáveis pelos “Suprimentos de Fundos” do Campus, verificando a regularidade no uso de cartões corporativos do Governo Federal e comunicando ao Ordenador de Despesa sobre qualquer irregularidade verificada no uso dos mesmos;
- Apropriar no SIAFI ou SIASG os contratos do Campus;
- Conciliar periodicamente os movimentos e saldos orçamentários em função dos valores contratuais empenhados;
- Controlar as liquidações de empenhos, inclusive a análise dos processos inscritos em restos a pagar, para possível cancelamento;
- Controlar o movimento e o saldo dos recursos orçamentários executados;
- Efetuar a análise das Planilhas de Custos;
- Efetuar o controle orçamentário do Campus, propondo reformulações para adequação às necessidades;
- Efetuar os procedimentos necessários para pagamento de despesas: emissão de empenhos, pré-empenho, liquidação das despesas e emissão de ordens bancárias;
- Elaborar relatórios de acompanhamento da situação orçamentária do Campus;
- Manter arquivados, em ordem cronológica e por modalidade, todos os processos e documentos relativos às licitações, dispensas, inexigibilidades, contratos, suprimentos de fundos, convênios e/ou similares;
- Manter as certidões do Campus em situação regular e responsabilizar-se pelas providências necessárias para regularização junto aos órgãos competentes quando vencidas;
- Manter as planilhas e sistemas internos de controle orçamentário atualizadas
- Manter atualizado junto aos órgãos competentes o cadastro do CNPJ do Campus;
- Proceder à conformidade contábil dos documentos lançados no Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI;
- Proceder ao detalhamento orçamentário do plano interno do Campus, por unidade gestora responsável;
- Providenciar a abertura e acompanhamento das contas de depósito em garantia das empresas prestadoras de serviços para o câmpus;
- Providenciar o cadastro dos servidores designados para administrar o “Suprimento de Fundos” do Campus através de cartão coorporativo do Governo Federal junto ao Banco do Brasil;
- Registrar no SIAFI o resultado apurado na verificação realizada dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial;
- Responsabilizar-se formalmente (Termo de Responsabilidade) pelos bens patrimoniais da coordenadoria;
- Verificar a disponibilidade orçamentária para alocação de recursos em processos que envolvam pagamento de despesas diversas;
- Verificar se os registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial efetuados pela Unidade Gestora foram realizados em observância às normas vigentes;
- Gerenciar e responsabilizar-se pelas atividades relacionadas à Gestão Orçamentária e Financeira:
- Assinar, solidariamente com o Ordenador de Despesa, os documentos de ordem orçamentária e financeira para providências de pagamentos;
- Acompanhar os créditos adicionais por meio dos sistemas governamentais;
- Controlar a aplicação dos recursos orçamentários e extra-orçamentários, mantendo o controle do orçamento e opinando sobre eventuais alterações de programação;
- Controlar os planos de trabalhos referentes às descentralizações de crédito e aos convênios, no que tange à parte orçamentária;
- Proceder à consulta dos fornecedores junto ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - SICAF, quando da emissão de notas de empenhos e pagamentos, notificando empresas com situação irregular;
- Encaminhar os documentos emitidos, pertinentes à área financeira, para assinatura do Ordenador de Despesa;
- Solicitar recursos financeiros e orçamentários à Reitoria;
- Gerenciar e responsabilizar-se pelas atividades relacionadas à Gestão Contábil:
- Organizar o processo de tomada de contas do Ordenador de Despesa, na forma da legislação pertinente;
- Manter arquivados, em ordem cronológica e por modalidade, todos os processos e documentos relativos às licitações, dispensas, inexigibilidades, contratos, suprimentos de fundos, convênios e/ou similares;
- Acompanhar e prestar informações aos órgãos de auditoria internos e externos;
- Providenciar cadastro de servidor e abertura de contas de “Suprimento de Fundos” através de cartão coorporativo do Governo Federal junto ao Banco do Brasil;
- Acompanhar as prestações de contas dos responsáveis pelos “Suprimentos de Fundos” do Câmpus, verificando a regularidade no uso de cartões corporativos do Governo Federal e comunicando ao Ordenador de Despesa sobre qualquer irregularidade verificada no uso dos mesmos;
- Controlar o movimento e o saldo dos recursos orçamentários executados;
- Proceder à conformidade contábil dos documentos lançados no Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI;
- Apropriar no SIAFI ou SIASG os contratos do Câmpus;
- Organizar o processo de prestação de contas dos convênios firmados com outras entidades;
- Manter atualizado junto aos órgãos competentes o cadastro do CNPJ do Câmpus;
- Controlar as liquidações de empenhos, inclusive a análise dos processos inscritos em restos a pagar, para possível cancelamento;
- Conciliar periodicamente os movimentos e saldos orçamentários em função dos valores contratuais empenhados;
- Gerenciar e responsabilizar-se pelas atividades relacionadas à Conformidade de Gestão:
- Avaliar o atendimento por parte da Unidade Gestora - UG, relativo aos procedimentos de concessão e prestação de contas de “Suprimento de Fundos” e de “Concessão de Diárias”;
- Proceder à conformidade de operadores no SIAFI;
- Acompanhar a alocação e utilização das dotações orçamentárias destinadas à Unidade Gestora - UG;
- Cadastrar o Rol de Responsáveis no SIAFI (Natureza de Responsabilidade: 001, 100, 132, 918, 920,103, 110, 138, 207, 301, 306, 394 e 326);
- Cadastrar/alterar usuário, incluir/alterar perfil e alterar a senha no Sistema SERPRO/SIASG e SIAFI;
- Verificar e certificar os registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial incluídos no Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI e a existência de documentos hábeis que comprovem as operações;
- Notificar os setores competentes sobre qualquer irregularidade nos lançamentos efetuados na Unidade Gestora - UG, bem como nos processos de licitações, dispensas, inexigibilidades, suprimentos de fundos e demais;
- Registrar no SIAFI o resultado apurado na verificação realizada dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial;
- Verificar se os registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial efetuados pela Unidade Gestora foram realizados em observância às normas vigentes.