Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2018

• Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 11h12
Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2018 para alunos do Ensino Médio IFSP Campus Registro e também Winter Challange 2018

O QUE É A OBR 2018

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica.

Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

Modalidade Prática acontece através de eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional, os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. Os eventos organizados pela OBR são gratuitos e abertos ao público.
Vejas mais informações no menu: Modalidade Prática. Nesse modalidade poderão participar apenas alunos do ensino médio integrado em Mecatrônica que já cursaram o 1º ano do ensino médio.

Modalidade Teórica acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico. Vejas mais informações no menu: Modalidade Teórica. Nessa modalidade podem participar todos os alunos que fazem ensiono médio no campus Registro, independente do curso técnico que realiza.

A OBR ocorre desde 2006, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2017 tivemos mais de 140 mil participantes diretos de todos os Estados Brasileiros com mais de 3000 equipes competindo na modalidade prática no país.

A OBR é apoiada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e CNPq. Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

Como faço para realizar a inscrição para participar da OBR 2018?

O aluno interessado em participar da OBR 2018, nas modalidades prática ou teórica, deve fazer o download do documento em anexo e ler as orientações recomendadas pelo Grupo de Robótica do Campus Registro. Nesse documento tem um link de acesso para um formulário onde o aluno fará a sua inscrição.

Como será a preparação para a OBR 2018?

A proposta é montar grupos de estudos para a modalidade teórica auxiliando o aluno na sua preparação. Já na modalidade prática, será realizada uma prova de seleção para formar a equipe que representará o Campus Registro na OBR 2018. Para as duas modalidades os alunos não ficarão sem orientação, mas terão o desafio de estudar e dedicar um tempo a mais na preparação.

O prazo de inscrições no formulário para o OBR 2018 será até o dia 27/04/18.

Para conhecer melhor sobre a OBR 2018 acesse o link: http://www.obr.org.br/

O QUE É A WINTER CHALLANGE 2018

A Winter Challange 2018 é a maior evento de combate de robôs da América Latina e é realizada no Instituto Mauá de Tecnologia. Nesse evento há diversas categorias de competições de robôs, entre elas estão as categorias de Combate, Sumô, Hockey, Seguidor de Linha, Robô Trekking, ArtBot e Futebol.

Essa será a primeira participação do Grupo de Robótica do Campus Registro e por esse motivo iremos participar apenas das categorias de Sumô 3kg e do Seguidor de Linha Junior.

Para participar dessa competição o aluno deve baixar o documento em anexo e preencher o formulário de inscrição. Vale ressaltar que nesse evento há custos de inscrições e hospedagem e por esse motivo o Grupo de Robótica montará apenas uma equipe por categoria. Caso alguma equipe queira mesmo assim participar, procurem os membros do Grupo de Robótica aqui do Campus Registro.

O prazo de inscrições no formulário para o WC 2018 será até o dia 27/04/18.

Para conhecer melhor sobre a Winter Challange 2018 acesse o link: https://www.robocore.net/eventos/wc14/0

OBR 2018 e WC 2018