"O Homem que Calculava" em LIBRAS - Pesquisa e Inclusão no Ensino de Matemática no Câmpus Registro

• Publicado: Segunda, 09 de Maio de 2022, 09h42

No dia 6 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática, data escolhida em homenagem a Júlio César de Mello e Souza, um grande professor, educador, escritor, recreacionista e um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil e no mundo.

Mais conhecido por seu pseudônimo “Malba Tahan”, Júlio César foi um professor e escritor brasileiro que contribuiu enormemente para a popularização e para o Ensino de Matemática no Brasil através de todo o seu trabalho. Sua obra inclui mais de 100 livros publicados até a sua morte, sendo o mais famoso deles o romance infanto-juvenil “O Homem que Calculava”, que foi traduzido para diversos idiomas e conta a história de Beremiz Samir, um calculista persa que se vê em diversas situações em que suas habilidades matemáticas o auxiliam a resolver problemas.

Pensando na riqueza desse material para o ensino de Matemática e na inclusão de estudantes surdos é que surgiram os projetos de pesquisa e de ensino que estão sendo desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Registro. O objetivo desses projetos é compreender as possibilidades existentes para a tradução e a contação em LIBRAS das histórias do livro “O Homem que Calculava”.

Para divulgar os resultados e o material que está sendo produzido, estreamos neste 6 de maio o canal "As fantásticas histórias de Malba Tahan em LIBRAS":

Fantásticas Histórias de Malba Tahan em LIBRAS

A equipe dos projetos é composta pelos seguintes membros:

Douglas Daniel (Professor de Matemática)

Everaldo Gomes Leandro (Professor de Matemática)

Elaine Jeremias Pereira Costardi (Tradutora e Intérprete de LIBRAS e Língua Portuguesa)

Gabriel Silva Xavier Nascimento (Professor de Português/LIBRAS)

Karla da Conceição Ferreira (Professora de Português/LIBRAS)

Marta Estela Abreu de Sousa (Professora de Artes)

Braian Azevedo Alcini Ribeiro (Estudante Bolsista)

Mariana Paiva Mendes (Estudante Bolsista)

Esperamos que esse projeto possa contribuir para a aprendizagem matemática das crianças e adolescentes na perspectiva da Educação Inclusiva.