Corpo Docente

Participação dos alunos de Mecatrônica (Ens.Médio) na 8ª Olimpíada Nacional de História do Brasil

• Escrito por Maria de Fátima Moreira
  • Publicado: Terça, 21 de Junho de 2016, 17h55
  • Acessos: 2018

Desde o início do semestre, sete equipes de alunos do ensino médio, do curso de mecatrônica, envolveram-se a preparação e participação na 8ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil, um evento acadêmico cujo desafio é estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais!

Elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), esta iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História. É coordenada pela profa. dra. Cristina Meneguello e pela profa. Alessandra Pedro.

A Olimpíada tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes e o professor de história do colégio. As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores.

Entre as 10.400 equipes que iniciaram as atividades, em 09 de maio, seis equipes do IFSP-REGISTRO chegaram à 5ª fase na qual concorriam apenas 1600 equipes de todo o Brasil. De acordo com a pontuação de cada equipe nos classificamos entre as 400 melhores, mas apenas 275 se credenciaram a participar da fase final presencial na Unicamp.

ozio_gallery_nano