Licenciatura em Física

I Encontro do PIBID de Física do IFSP

• Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 12h14

No dia 02 de agosto de 2019, estudantes bolsistas, supervisores e o coordenador do PIBID do campus Registro participaram do I Encontro do PIBID de Física do IFSP que ocorreu no campus de Itapetininga.

Participaram do evento os Estudantes bolsistas: Cláudia Francisco Alves, Giovani Barreto, Izabelly Francini Ribeiro Miguel, João Carlos Cardoso, Julia Radis Viccaro, Keyla de Souza Ribeiro, Larissa de Paula Freitas, Letícia Daiane Dias dos Santos, Luíza Carolina Maia Eduardo, Matheus Santana, Rosimária Neves Souza e Willyan Denny Santos. Os supervisores Ema Margarida Gil Barbosa e Gilmar Gomes. O coordenador Ivelton Soares da Silva que coordena atualmente o PIBID no âmbito do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Registro também acompanhou o grupo.

Foto: Participantes do Programa

O PIBID do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Registro teve início em agosto de 2018, com 16 estudantes bolsistas e 4 estudantes voluntários. Inicialmente foi coordenado pela Profª Drª Ofélia Maria Marcondes com a colaboração do Prof. Esp. Fabrício Paraíso Rocha. Em Março de 2019, o PIBID-Registro passou a ser coordenado pelo Prof. Me Ivelton Soares da Silva. As escolas participante do programa são a E.E Dr. Fábio Barreto, localizada na cidade de Registro, tendo como supervisor o Prof. Gilmar Gomes e E.E João Adorno Vassão, localizada na cidade de Juquiá, tendo como supervisora a Profª Ema Margarida Gil Barbosa.

Foto: Supervisores

No evento, houve apresentação dos seguintes banners: Clube da Física, Clube das Meninas Cientistas, Clube do Enem, Eletiva Partiu Espaço, Experimentoteca e Looping Artesanal, todos os estudantes tiveram participação.

Foto: Apresentação dos banners

No I Encontro de Física do PIBID-IFSP os estudantes bolsistas participaram de palestras, mesa-redonda, apresentação de banners e comunicações orais acerca dos trabalhos de investigação realizadas nas escolas participantes.

No período da manhã, ocorreram as seguintes atividades: mesa-redonda com o tema “PIBID e o IFSP: passado, presente e perspectivas futuras” que contou com a participação de três professores: o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Bonetti (coordenador institucional do PIBID-IFSP entre 2013 e 2017) cuja apresentação foi intitulada “Panorama geral do PIBID: da Portaria ao IFSP”, a Profa. Dra. Zionice Garbelini Martos Rodrigues (atual coordenadora institucional do PIBID do IFSP) cuja apresentação foi intitulada “O PIBID hoje no IFSP e suas perspectivas” e o Prof. Dr. Jonny Nelson Teixeira cuja apresentação foi intitulada “O PIBID na visão do professor supervisor” (atual coordenador institucional da Residência Pedagógica do IFSP). Já no período da tarde aconteceram as apresentações orais onde cada câmpus mostrou os projetos desenvolvidos.

Foto: Apresentação oral

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docente (PIBID) foi criado em 2010 pelo decreto n.º 7.219 e regulamentado em 2013 pela portaria 096: seu objetivo é a valorização do magistério e sua administração é conduzida, no âmbito federal, pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Em 2014 ele já contava com 90.254 bolsistas, distribuídos em 855 campi de 284 instituições formadoras de docentes, com cursos de Licenciatura em diversas áreas.

Foto: Participantes do PIBID de Física-IFSP