https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/issue/feed Revista Cactácea – Educação, Filosofia 2025-11-01T22:38:49+00:00 Revista Cactácea mandacaru.educacao@gmail.com Open Journal Systems <p><strong>Expediente</strong></p> <p>A <em>Revista Cactácea - Educação, Filosofia </em>é uma publicação eletrônica <em>online</em> do IFSP Câmpus Registro de periodicidade quadrimestral (3 edições por ano).</p> <p><strong>Equipe Editorial</strong></p> <p>Prof<sup>a.</sup> Dr<sup>a.</sup> Ofélia Maria Marcondes<br />Prof. Dr. Sandro Adrián Baraldi</p> <p><strong>Ano de Lançamento</strong></p> <p>2021</p> <p><strong>Objetivo</strong></p> <p><em>Contribuir</em> para a divulgação e a visibilidade de autores preocupados com críticas sociais, com a difusão do pensamento e da análise dos fenômenos ligados à formação humana e <em>promover</em> amplo debate crítico entre diferentes áreas do conhecimento humanístico tanto no que se refere à filosofia e à educação como cultura, literatura, ciências, em busca de fomentar um diálogo interdisciplinar.</p> <p><strong>Justificativa</strong></p> <p>Em um mundo em que prevalece o pensamento acrítico, a obediência sem questionamento, a banalidade do mal, a "imunização da manada", vemos necessidade de apontar rupturas epistêmicas para rumos mais humanos não especistas. Cremos que esta astronave, o planeta Terra, conta com uma tripulação - humana e não humana - que precisa urgentemente reencontrar seu equilíbrio. A única maneira de reverter esse processo insano e destrutivo é por meio de narrativas que valorizem e revalorizem aspectos sociais não destrutivos, hoje em franca decadência.</p> <p><strong>URL</strong></p> <p><strong><a href="https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/index" target="_blank" rel="noopener" data-saferedirecturl="https://www.google.com/url?q=https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/index&amp;source=gmail&amp;ust=1632937883407000&amp;usg=AFQjCNEzY-3kk35UmpKxgB-D52iciKwo6w">https://rgt.ifsp.edu.br/<wbr />ojs/index.php/revistacactacea/<wbr />index</a></strong></p> <p>Clique <a href="https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/about">aqui</a> para mais informações sobre a revista.</p> https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/163 As POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ESTADO E SOCIEDADE: Uma análise crítica 2025-09-21T15:48:30+00:00 VALDEMIR RIBEIRO FARIAS valdemirrf@gmail.com <p>As políticas educacionais são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico, uma vez que orientam ações do Estado na garantia do direito à educação. Este artigo analisa a interação entre Estado, sociedade e políticas educacionais no Brasil, destacando desafios e perspectivas. A abordagem inclui uma revisão teórica embasada em autores consagrados e documentos normativos, enfatizando a relevância do planejamento estratégico e da participação social na formulação e implementação dessas políticas. A pesquisa aponta que a qualidade da educação está diretamente ligada ao financiamento adequado e à gestão democrática. Além disso, evidencia a necessidade de articulação entre os entes federativos e a sociedade civil para garantir equidade e eficiência no sistema educacional. Considerando o Plano Nacional de Educação (PNE), o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), destaca-se a importância de investimentos contínuos e da fiscalização da sociedade para a efetivação dos direitos educacionais. Conclui-se que a efetividade das políticas educacionais depende de um compromisso coletivo entre governo e sociedade, sendo essencial para a construção de uma educação pública de qualidade.</p> 2025-11-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Cactácea – Educação, Filosofia https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/169 Pedagogia decolonial como prática e como superação da subalternidade epistêmico-ontológica 2025-11-01T21:53:48+00:00 Ofélia Maria Marcondes ofelia.marcondes@gmail.com <p>Neste breve texto, proponho reflexões sobre pedagogia decolonial em sua dupla dimensão: teoria e prática aprofundando o debate inaugurado no “Editorial”2 da Revista Cactácea, publicado em março de 2025. A teoria sustenta a prática e esta, por sua vez, demanda a permanente revisão daquela. A indissociabilidade entre teoria e prática é fundamental para a docência já que uma alimenta a outra, permitindo que o trabalho docente seja sempre fruto da ação-reflexão-ação.</p> 2025-11-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Cactácea – Educação, Filosofia https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/161 Empreendedorismo como Manifestação da Dimensão da Transcendência ou Ação da Vita Activa no Ser Humano: Um Modelo Antropológico 2025-10-12T20:36:58+00:00 Illyushin Zaak Saraiva illyushin.saraiva@gmail.com <p>Os estudos sobre o empreendedorismo e sobre o comportamento empreendedor avançaram de forma acelerada a partir dos anos 1970 nas ciências humanas e sociais, especialmente em campos como a economia e a psicologia social, através do estímulo representado pela reestruturação produtiva e pela desregulamentação das relações de trabalho típicas do capitalismo neoliberal consolidado a partir dos anos 1970 e 1980. Este estudo preliminar, no campo da antropologia filosófica, propõe um modelo simplificado do ser humano genuinamente empreendedor, em termos de sua capacidade de aprendizagem e criatividade, que pode então ser usado para uma análise da influência das condições objetivas de ordem econômica, social e cultural, sobre a motivação seres humanos que intentam empreender e, portanto, podem influenciar o seu desempenho como empreendedor. O método aqui utilizado é eminentemente o da revisão bibliográfica sobre proposições sobre o ser humano típicas do século XX, realizada a partir das obras de Scheler (1927), Frankl (1946) e Arendt (1958), a partir da qual se tenta compor um modelo simplificado do empreendedor como ser humano calcado na realidade e em busca de transformá-la, a partir da criação inovadora de soluções materiais e culturais para os diversos problemas da vida social. Uma conclusão preliminar é estabelecida sobre a validade do modelo, a partir da qual se pretende construir uma investigação maior e mais complexa sobre a influência das condições socioeconômicas e culturais na motivação a empreender.</p> 2025-11-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Cactácea – Educação, Filosofia https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/170 Insurgências na Educação - Oficinas de quadrinhos como prática de sub(versões) criativas no ensino de Filosofias 2025-11-01T22:20:26+00:00 Charles Lima Oliveira Almeida charlesmujique@yahoo.com.br Luciano Costa Santos Icsantos@uneb.br <p>As histórias em quadrinhos aparecem aqui como uma tentativa de subjetivar novas artimanhas no processo do ensinar/aprender. Na primeira parte do texto apresentamos um pouco das interpretações que se tem feito sobre os quadrinhos. Da nossa parte, foi necessário historicizar os diferentes pontos de vista nessas disputas de narrativas. Porém, o artigo não se restringiu a isso, não caímos nessa arapuca. Estamos em tempo presente, e por ora ele ainda nos pertence. Sem diminuir a importância e contribuições de outros estudos, preferimos focar nas lutas do momento. Marcamos as necessariedades de produções autorais caracterizadas pelo improviso e precariedade dos devires. É disso que trata a segunda parte do artigo. Fizemos dos quadrinhos um procedimento epistemológico, fruto de uma articulação democrática entre professores e estudantes.</p> 2025-11-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Cactácea – Educação, Filosofia https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/165 O IMAGINÁRIO COMO MEDIAÇÃO NO ENSINO DA FILOSOFIA 2025-09-30T01:14:59+00:00 Ademar de Oliveira França francaademar150@gmail.com Alexandre Jordao Baptista alexandre.jordao@ufma.br <p>Este artigo investiga o papel do imaginário como recurso pedagógico no ensino da Filosofia no Ensino Fundamental, fundamentando-se nas contribuições teóricas de Jean-Jacques Wunenburger. No contexto educacional contemporâneo, lecionar Filosofia no Ensino Fundamental-Anos Finais exige criatividade e sensibilidade, especialmente ao lidar com alunos e alunas em formação cognitiva e simbólica. Muitas vezes, o ensino filosófico restringe-se à transmissão de conceitos de difícil acesso ou a exercícios de lógica desvinculados da realidade vivida. Por isso, Parte-se da hipótese de que o imaginário, não é um obstáculo ao pensamento filosófico, mas um operador simbólico e estruturante que permite aos estudantes acessar questões filosóficas por meio de imagens, metáforas, mitos e narrativas. Desta maneira, análise propõe que a mediação a partir do imaginário oferecida pelas imagens, mitos e narrativas favorece uma aproximação entre o universo infantojuvenil e os conteúdos filosóficos, contribuindo para uma aprendizagem mais sensível, crítica e criativa.&nbsp;</p> 2025-11-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Cactácea – Educação, Filosofia https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/166 O CONCEITO DE DECOLONIALIDADE E SEU ETHOS NA LUTA ANTICOLONIALISTA COMO ETICIDADE DO SER HUMANO 2025-09-30T17:24:00+00:00 Eberson Teixeira arcoteixeiraarco@yahoo.com.br <p>Este artigo intenta trabalhar a definição de decolonialidade perante a fenomenologia do Ser Humano na modernidade levando-se em consideração as raízes históricas e culturais como revigoramento da ancestralidade identitária. A empreitada utilizou-se da pesquisa bibliográfica em GIL (2009) numa perspectiva qualitativa (DESLANDES, 2007). Por conseguinte, como referencial teórico apresentamos MALDONADO (2007), DU BOIS (1998), MARX (2010) etc. Espera-se que esta azáfama acadêmica explicite a resistência calçada no pós-colonialismo para ressignificar o <em>modus operandi e vivendi </em>ante os efeitos nocivos do colonialismo na práxis do viver antirracista e antietnico vigorante nas análises de descortinamento nos matizes do movimento anti-imperialista do Sul Global.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Decolonialidade, ancestralidade, identitária, colonialismo, Sul Global.</p> 2025-11-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Cactácea – Educação, Filosofia https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/167 Breve Caracterização Socioeconômica do Município de Alvorada - RS 2025-10-01T02:06:58+00:00 Maurício Tavares Pereira mauriciotav1@gmail.com Illyushin Zaak Saraiva illyushin.saraiva@gmail.com <p>Os estudos sobre periferias urbanas mostram a prevalência de subúrbios com característica de ‘cidades-dormitório’ no entorno de diversas capitais e grandes cidades industriais, constituindo-se em grandes bolsões de população desassistida, formados a partir da década de 1960 com base no êxodo rural, e voltadas a fornecer mão-de-obra barata para as indústrias urbanas. Este trabalho no âmbito dos estudos sobre urbanização, periferias urbanas e cidades-dormitório, tem como objetivo apresentar uma breve caracterização socioeconômica do Município de Alvorada, no Rio Grande do Sul, a partir de uma análise quantitativa firmada em estatística descritiva, com dados secundários obtidos através da internet de grandes repositórios nacionais de dados, como IPEA, IBGE, INEP, entre outros. Dentre os principais resultados, foi possível analisar e comparar dados diversos da realidade socioeconômica desta cidade periférica com quase 200 mil habitantes, iniciando com um apanhado histórico da formação desta cidade, desde o período colonial, conhecendo-se algumas das suas principais características, dentre as quais destaca-se os baixos índices de renda, as altas taxas de desemprego, os baixos indicadores de desempenho educacional como o IDEB, além de elevados índices de exclusão e desigualdade</p> 2025-11-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Cactácea – Educação, Filosofia https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/171 A cultura como elemento na construção de identidades na educação infantil 2025-11-01T22:31:08+00:00 Moacir Silva de Castro moacir.castro@ifsp.edu.br <p>Este texto propõe-se a refletir sobre a constituição das culturas e identidades infantis em diferentes contextos na escola da infância à luz da situação de bebês e crianças da cidade de São Paulo e outros municípios na perspectiva da própria cultura, dos territórios e de seus contextos. Parte de uma concepção de criança como sujeito histórico e produtor de cultura, e se utiliza de aportes teóricos oriundos da Sociologia da Infância.</p> 2025-11-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Cactácea – Educação, Filosofia https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/168 Uma possível gramática de desobediência decolonial 2025-11-01T21:44:28+00:00 Sandro Baraldi sandrobaraldi@gmail.com <p>Rosa Parks, no ano de 1955, se recusou a ceder seu lugar no ônibus a um homem branco. Foi fichada pela polícia porque estava cometendo um crime grave e essa microação, deu início a uma sequência inesperada de eventos que culminaram na Suprema Corte Norte Americana e que deu origem à lei de antissegregação racial em transportes públicos. É evidente que a pequena e corajosa ação de Rosa foi o estopim de uma injustiça que há muito tempo estava acontecendo, mas ela prova que nunca sabemos qual imperceptível ação ousada dá start a mudanças imensas nem pensadas a princípio.</p> 2025-11-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Cactácea – Educação, Filosofia https://rgt.ifsp.edu.br/ojs/index.php/revistacactacea/article/view/164 Elogio ao Amor: 2025-09-23T20:05:03+00:00 Abraão Pustrelo Damião abraaod@ifsp.edu.br <p>Não há, pois trata-se de ensaio.&nbsp;</p> 2025-11-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Cactácea – Educação, Filosofia