Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Licenciatura em Física

1º Dia da II Semana de Física

  • Publicado: Quinta, 24 de Maio de 2018, 09h38
  • Acessos: 756

Ontem, dia 22 de maio, tivemos o início da II Semana da Física, evento que intenta, por meio de atividades diversas, trazer subsídios para a reflexão dos alunos do curso de Licenciatura em Física quanto ao seu papel na sociedade, agora e no futuro quando formados. Na mesa de abertura recebemos a vereadora Sandra Kennedy Viana, o Mestre Jefferson Pecori Viana e o Discente José Eduardo de Almeida Ribeiro, da primeira turma do curso de Licenciatura em Física, atualmente cursando o 5º período, que representou seus pares.

Sandra Kennedy é Assistente Social, Servidora Pública do Estado de SP na Área de Saúde, graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1985) e Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual Paulista "Julia de Mesquita Filho" - UNESP (1994), em Botucatu. Foi Prefeita de Registro no período de 2009 a 2012. 

Jefferson Pecori é Educador Popular, doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É Integrante do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC), Membro do Comitê Editorial da RARI - Revista Acadêmica de Relações Internacionais e do Grupo de Pesquisa e Extensão em Cooperação Regional (Oirã/UFSC).

A roda de conversa iniciou com a Vereadora Sandra Kennedy que fez um resgate histórico da luta pela implantação do IFSP no Vale do Ribeira até sua inauguração no bairro do Agrochá, em Registro. Ponderou sobre a necessidade dos discentes ocuparem os espaços públicos de debate para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável e sobre a importância da representatividade estudantil por meio do Centro Acadêmico para melhor representatividade junto aos órgãos institucionais. Desafiou os alunos a pensarem sobre qual a contribuição deles, enquanto futuros professores de Física e cidadãos que tiveram acesso ao ensino público superior, para a redução das desigualdades que permeiam nossa sociedade e para o desenvolvimento social sustentável de nossa região.

A seguir, o Mestre Jefferson Pecori, discorreu sobre a questão das desigualdades social, racial e de gênero. Sobre a criação das universidades públicas, da brasileira e sobre a proposta da criação dos Institutos Federais, diferenciando-as sobretudo quanto ao modo de fazer ciência e ao destino de suas produções acadêmicas. Provocou os alunos a refletirem sobre a função social da pesquisa e do conhecimento por eles gerado. Segundo o palestrante, o tema escolhido "Pra que(m) serve o teu conhecimento?" é uma provocação à qual estamos expostos desde a Reforma Universitária de Córdoba, em 1918 e, no Brasil, permeou o pensamento de, pelo menos, três grandes nomes da discussão sobre a função social do conhecimento: Álvaro Vieira Pinto, Darcy Ribeiro e Paulo Freire. É somente nesse sentido, o da "Universidade Necessária", que os intelectuais brasileiros hão de contribuir para a revolução brasileira. E, é claro, as Ciências "Duras" são partes fundamentais nesse processo, principalmente, na etapa do capitalismo monopolístico em que vivemos.

Contribuição também significativa foi a do Discente José Eduardo que relatou a experiência vivida até aqui no curso como muito positiva e que entende que o legado que o IFSP deixa para a região é uma nova proposta em como ensinar de Física para os estudantes do Vale do Ribeira.

O evento continua hoje com as palestras do Prof. Dr. Carlos Alberto L. S. Cunha, da Unicamp, e do Prof. Dr. Jonny N. Teixeira, do IFSP, campus Itapetininga, e encerra amanhã, dia 24, com uma mostra dos trabalhos de iniciação científica e do grupo de pesquisa GPCEM.

Veja as fotos aqui

Fim do conteúdo da página