Assuntos

IFSP Registro é destaque na OBMEP 2017!

• Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 14h29

O IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) anunciou no último dia 22/11 os vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2017 no portal oficial da competição (www.obmep.org.br). Com os resultados divulgados, o Brasil pôde conhecer novos talentos oriundos de escolas públicas de todas as regiões, bem como professores, escolas e secretarias de educação que se destacaram.

Pela primeira vez a maior competição estudantil do país contou com participantes de 4.473 colégios particulares.  A 13ª edição da OBMEP bateu novo recorde de escolas (53.231), de 99,6% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição – 903 mil de escolas públicas e 38 mil de particulares.

Dos 12 alunos do IFSP - Campus Registro, que se classificaram para a 2ª fase do Nível 03 (Ensino Médio), 09 deles foram premiados com menção honrosa – superando a marca de 2016 que era de 04 premiados. Assim como no ano passado, o resultado coloca mais uma vez o IFSP - Campus Registro como destaque da OBMEP na região do Vale do Ribeira. Os premiados na olimpíada foram:

• 1º ano - Integrado em Edificações: Julio Andre de Oliveira Carvalho
  • 1º ano - Integrado em Mecatrônica: Gustavo Hideo Oyadomari, Pedro Gabriel Ferreira Caliari e Ricardo Gomes da Silva.
  • 2º ano - Integrado em Mecatrônica: João Lucas Mizuguchi Ferreira, Joyce Caroline Ferreira da Silva, Lucas Shinji Oka, Renata Ketlen Batista Alves e Vitor Yuiti Kabu Yamane.

Equipe do IFSP Registro na 2ª fase da OBMEP 2017

A OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos nas áreas das ciências e tecnologias. Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. Participaram da OBMEP 2017 mais de 18 milhões de alunos de 46.728 escolas, que abrangem 99.42% dos municípios brasileiros. Esses números fazem dela a maior olimpíada de matemática do mundo.

Sobre a OBMEP

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Segundo o IMPA, a OBMEP corre o risco de não ser realizada em 2018 por cortes no orçamento previstos para o ano que vem. Em nota, o Ministério da Ciência e Tecnologia disse que os valores para 2018 ainda estão sendo discutidos e que não há um detalhamento definitivo sobre cortes ou aumentos no orçamento da pasta. O ministério afirmou ainda que continua atuando junto à Fazenda e o Planejamento pela recomposição orçamentária ainda em 2017 e pelo cumprimento do orçamento de 2018.

#QueremosOBMEP2018 #IFSPRegistro

registrado em: ,