Eventos Diversos

IFSP REGISTRO realiza 1ª fase da OBMEP 2017 e entrega certificados aos alunos premiados na edição do ano passado.

• Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 15h08

Instituições de ensino de todo o Brasil aplicaram no último dia 06 de junho as provas da primeira fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2017. Todo ano, participam da OBMEP 18 milhões de jovens em praticamente todos os municípios do país. No IFSP Câmpus Registro, participaram do exame 146 estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Edificações, Logística e Mecatrônica.

Após correção das provas e análise dos resultados pelos professores de matemática do câmpus, os 12 classificados para a segunda fase, prevista para 16 de setembro, são:

• 1º ano - Integrado em Mecatrônica: Gustavo Hideo Oyadomari, Pedro Gabriel Ferreira Caliari, Pedro Oyagawa e Ricardo Gomes da Silva.
  • 1º ano - Integrado em Edificações: Demy Yamamaru Curcio, Julio Andre de Oliveira Carvalho e Maria Eduarda Valentim Vitoria.
  • 2º ano - Integrado em Mecatrônica: João Lucas Mizuguchi Ferreira, Joyce Caroline Ferreira da Silva, Lucas Shinji Oka, Renata Ketlen Batista Alves e Vitor Yuiti Kabu Yamane.

A partir do dia 20 de junho as provas e as soluções da primeira fase estarão disponíveis no site http://www.obmep.org.br para que os alunos possam conferir. Os alunos premiados com medalha e até com certificados de menção honrosa podem ser convidados a participarem do Programa de Iniciação Científica (PIC OBMEP) com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com mais de 6 mil alunos de todo o Brasil, durante um ano.

“Criei gosto pela matemática quando percebi que tinha mais facilidade nesta matéria. Quando conheci a OBMEP, passei a gostar ainda mais da matemática e a me dedicar ao máximo nas suas provas. Hoje eu vejo a matemática como um instrumento essencial para o nosso cotidiano, já que ela está em tudo. Penso em seguir minha carreira profissional na área de exatas, como um curso de engenharia ou até mesmo matemática. Achei a prova da primeira fase desse ano mais difícil em relação às provas dos nos anteriores.”, revela Joyce Caroline do 2º ano do Integrado de Mecatrônica que diz estar feliz e ansiosa para participar da próxima fase. Joyce conseguiu pelo segundo ano consecutivo classificação para a segunda fase da competição. Em 2016 ela conquistou a menção honrosa entre as escolas públicas consideradas seletivas (que possuem um vestibular como seleção) – concorrendo com outras federais, colégios militares, Etecs e colégios de universidades renomadas como a USP e a UNICAMP.

A OBMEP é realizada pelos Ministérios da Educação (MEC) e o da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem o apoio do CNPq, do Conselho Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Ela foi criada para mostrar que a Matemática pode ser muito interessante e útil em toda a vida profissional dos estudantes e também no seu cotidiano. Foi criada também para incentivar os que gostam de Matemática a seguir uma carreira científica.

CERIMÔMIA DE PREMIAÇÃO: Aproveitando a proximidade do exame, dias antes foi realizada cerimônia de premiação aos alunos que representaram o Câmpus Registro pela primeira vez na olimpíada. Os alunos Guilherme F. Marques, Joyce Caroline F. da Silva, Juliana Yuri H. Shiraishi e Rebeca R. do Espírito Santo representaram o Câmpus Registro (que, em 2016, ofertava apenas o 1º ano do Integrado em Mecatrônica) na segunda fase e conquistaram o certificado de menção honrosa relativos aos seus desempenhos na OBMEP 2016.

Premiados na OBMEP 2016: Rebeca, Guilherme, Joyce e Juliana.