Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Eventos Diversos

Simpósio Comemorativo dos 50 anos de “Pedagogia do Oprimido” e Inauguração do Auditório Paulo Freire

  • Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 13h43
  • Acessos: 759

Na última sexta-feira, dia 07 de dezembro de 2018, o campus Registro recebeu a visita da ilustre Deputada Federal Luiza Erundina para participar da inauguração do Auditório Paulo Freire e do Simpósio Comemorativo dos 50 anos de “Pedagogia do Oprimido”. Os eventos foram organizados pelo Prof. Rogério Deitali Bruno, coordenador da Licenciatura em Física, e pela Profª Ofélia Maria Marcondes, e contou com o apoio do prof. Moacir Silva de Castro e da Diretora Adjunta de Ensino, Profª Heleni S. dos Santos Ferreira. Estiveram presentes, o Magnífico Reitor Eduardo Antônio Modena, a vereadora registrense Sandra Kennedy, representantes de movimentos sociais, professores das redes estadual e municipal da região, alunos e servidores do IFSP e munícipes. A licencianda em Física Rafaela Cristine B. Alves iniciou a cerimônia contextualizando a homenagem e a vida de Paulo Freire. A partir da iniciativa da Profa. Ofélia, o Conselho do Campus aprovou a nominação do auditório em honra ao filósofo e educador Paulo Freire a fim de reafirmar a importância de seu pensamento e de sua obra, não somente para a educação, mas para a construção de uma sociedade mais humana. O Diretor-geral do câmpus, Prof. Walter Augusto Varella, afirmou que "O sonho é uma das maiores forças do ser humano e o Campus Registro, que nasceu de um sonho, a cada dia cresce em suas atividades, buscando sempre manter o sonho em movimento de realização". Após as falas oficiais, houve o descerramento da placa inaugural pela Deputada Federal Luiza Erundina e pelo Reitor Eduardo Antônio Modena.        

Em 2017 houve uma sugestão de lei para que fosse revogada a lei de autoria da Deputada Federal Luíza Erundina que homenageia Paulo Freire como “Patrono da Educação Brasileira”. Naquele momento, Erundina disse aos jornalistas: “a sugestão é um atentado ao educador”, “é um segundo exílio que querem decretar a Paulo Freire”. Convidada de honra, Luíza Erundina expressou a importância do ato: “inaugurar um auditório nominado Paulo Freire é um ato de resistência e de esperança”.

Logo após a inauguração, o Simpósio teve início com a fala da Profa. Dra. Ofélia M. Marcondes, mediadora da mesa, que passou a palavra à aluna do curso de Licenciatura em Física e bolsista PIBID-Física, Cláudia Francisco Alves, que apresentou uma resenha do livro “Pedagogia do Oprimido” que completa 50 anos de sua primeira publicação. A seguir, a Profa. Dra. Roberta Stangherlim, da Unifesp-Guarulhos, apresentou as ideias principais que Paulo Freire discute em sua obra mais notória. Encerrando o evento, a Deputada Federal Luíza Erundina apresentou a trajetória de Paulo Freire e sua contribuição para a educação paulistana durante sua gestão na Prefeitura da Capital, além de fazer críticas ao cenário atual que se apresenta com incertezas e obscurantismo;

“Pedagogia do Oprimido” é uma obra fundamental, é um marco no pensamento social e educacional brasileiro, que vem há 50 anos promovendo e consolidando, no Brasil e no exterior, os debates sobre a educação de jovens e adultos, assim como a relação necessária entre educação e tomada de consciência de nossa condição de oprimidos.

O filósofo e educador Paulo Freire é reconhecido por seu trabalho em prol da educação, da promoção humana, da liberdade e da democracia. É reconhecido mundialmente por seu pensamento inovador e por sua luta contra a opressão, pelos direitos humanos e por uma educação libertadora.

O campus Registro, com este evento, reafirma seu papel fundamental no Vale do Ribeira no sentido da promoção do pensamento livre, das relações democráticas, da educação de qualidade e para todos. A frase de Paulo Freire inscrita na placa de inauguração do Auditório não poderia ser outra e expressa nosso compromisso social e nossa opção por uma educação a favor da vida, da equidade, da justiça: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” (“Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos”).

 

Texto: Rogério Deitali Bruno – IFSP/Registro

 Simpósio Comemorativo dos 50 anos - Resumo para imprensa 20181211

 

Veja as fotos aqui

 

Fim do conteúdo da página