Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Téc. em Logística

Projeto Logística Verde do IFSP Registro arrecada 7 toneladas de lixo eletrônico.

  • Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 09h32
  • Acessos: 1422

Projeto Logística Verde dos alunos do Curso de Logística do IFSP Registro arrecada 7 toneladas de lixo eletrônico em duas semanas.

Projeto Logística Verde dos alunos do Curso de Logística do IFSP - Registro arrecada 7 toneladas de lixo eletrônico em duas semanas.

Na última semana de agosto aconteceu, no IFSP - Registro, a I Semana Acadêmica do Curso de Logística (I SELOG).  A proposta da I SELOG foi construída em conjunto, entre alunos e professores, e promoveu um amplo debate sobre a Logística Verde, sobretudo com o projeto de arrecadação e separação do lixo eletrônico e óleo de cozinho usado. Por meio desse projeto os alunos do 1º  e 2º  anos do integrado e 1º, 2º e 3º semestres do técnico concomitante de logística arrecadaram 7 toneladas de lixo eletrônico e 1,380 L de óleo de cozinha usado.

O lixo eletrônico ficou exposto durante a ISELOG no centro de convivência e provocou diversos debates, na comunidade acadêmica do IFSP – Registro, sobre as questões ambientais, o consumismo, o destino do lixo eletrônico no Vale do Ribeira, reaproveitamento de insumos (tema da logística verde), e ainda gerou negócios entre os alunos da logística e os colegas dos cursos de mecatrônica e física, que no meio do lixo encontraram aplicações para componentes e motores em projetos de robótica e pesquisa. Além da arrecadação do lixo eletrônico os alunos participaram de uma oficina com o Prof. Silvio Firmino, Eng Mecânico do IFSP – Registro, que orientou os estudantes na separação do lixo eletrônico para reaproveitamento de materiais e componentes. E cada grupo elaborou um projeto sobre conscientização sobre o destino do lixo.

Os alunos dp Curso de logística também organizaram a montagem de stands representando os 6 modais da logística: rodoviário, ferroviário, infoviário, aeroviário, aquaviário e dutoviário; relacionando-os com questões e curiosidades do Vale do Ribeira, como, por exemplo, questões sobre a BR 116 e seu impacto no Vale do Ribeira (tratadas pelo grupo do modal rodoviário); questões históricas do Rio Ribeira de Iguape (apresentadas pelo modal aquaviário); e a reativação do trecho Peruíbe-Santos da linha de trem (apresentada pelo grupo do modal ferroviário).

A abertura do evento ocorreu no dia 27 de agosto, com o prefeito de Iguape Wilson Lima e o Ex- prefeito da Ilha Comprida, o Sr Decio Ventura, que trouxeram como tema ”As Vocações Estratégicas do Vale do Ribeira e sua História”. Na terça, 28 de agosto, os professores organizaram uma competição com um circuito logístico em que os alunos tiveram que reunir materiais, seguir manual de processo produtivo e entregar o produto ao cliente final organizando equipes e etapas de cada atividade. No dia 29 de agosto foi organizado um painel com especialistas da logística: Sr. Augusto Sousa (Consultor do Porto de Santos),  Helio Silvano da Silva (International Navigation), Renato Monteiro (foi colaborador do gasoduto da Petrobras) e Alan Lemos (Ciclo logístico) que debateram sobre os gargalos nos modais logísticos no Brasil. No dia 30 de agosto, encerrando as palestras da Semana da Logística, a jovem registrense, formada na UFABC em Engenharia de Produção, Rayssa Suzuki Cubo, que hoje é executiva da UNILEVER e coordena as operações do OMO na América Latina, falou sobre os desafios da carreira na logística e a importância de ser propositivo para ter sucesso profissional.

E, para fechar a ISELOG, os alunos foram levados, no dia 31 de agosto para uma visita técnica em Escuna, no Porto de Santos; e também a uma visita técnica ao Museu do Café, antiga Bolsa do Café.

Os alunos ficaram impressionados com a grandiosidade do Brasil diante dos navios no Porto e também com o contraste com as suas mazelas.  A aluna Giovana, do 2º ano do integrado de Logística ressaltou que era impactante ver as crianças na favela brincando na água, totalmente desprovidos de saneamento básico, e, ao mesmo tempo, e no mesmo cenário, ver os navios e tanta riqueza neles.

Na bolsa do café os alunos, com a companhia da Prof.a Fátima Moreira – IFSP, reviveram fatos históricos da força, da importância do café no Brasil e toda a logística que movimentou aquela época.  Os alunos ficaram fascinados pela oportunidade de conhecer a rica história do café.

De acordo com a Comissão Organizadora, a proposta da I SELOG foi debater os temas técnicos da logística, modais, profissão e logística verde, de forma que os alunos fossem os protagonistas da organização da Semana e fossem motivados a aprender, realizando todas as atividades de logísticas de um evento: planejamento, mobilização de recursos, até a desmobilização de todo lixo eletrônico e exposição no encerramento.  Foi uma semana de muita integração e rica em conhecimento para todos do IFSP - Registro que puderam conhecer a importância da logística e também refletir sobre nossas “pegadas” no mundo.

 

Professores participantes da comissão organizadora: Prof. André Tessaro, Prof. Armando Batista, Prof. Francisco Furtado, Prof. José Roberto Herrera Cantorani, Prof. Jurandir Domingues, Prof. Leonardo José Tenório M. Torres e Prof.ª Ronise Suzuki de Oliveira

Confira aqui as fotos do evento

 

Fim do conteúdo da página